Cerca de 60 cavaleiros e criadores no primeiro leilão público de cavalos

0
964
notícias das Caldas
|DR

Realizou-se no dia 5 de Abril, o primeiro Leilão Público de cavalos legalizado em Portugal, fruto da parceria entre o Centro Internacional Equestre de Alfeizerão (CEIA) e o estabelecimento de leilão LEILOSOC Market Partners®.
A iniciativa, realizada nas instalações do CEIA, representa um novo ciclo entre estes dois setores. Segundo Rogério Nunes, proprietário do Centro Equestre, o objetivo passa por uniformizar o mercado de aquisição de equinos, o que proporciona a cavaleiros, criadores e compradores as condições legais e profissionais necessárias, centradas num só local.

Pretende-se realizar este tipo de ações 2 vezes por ano, de forma a promover o desenvolvimento deste nicho de mercado ao nível nacional (ainda bastante fechado), aproximando-o cada vez mais dos parâmetros de qualidade e exigência definidos pelo setor no mercado europeu – exemplo dos Leilões na Alemanha realizados pela Westphalian Breeder’s Association ou dos leilões anuais Holandeses da Sale of the Rising Stars. Para Rogério Nunes, “para ser legalizado, o leilão é o método mais correto, porque na compra e venda podem fugir aos impostos, no leilão não.”
Perante a presença de cerca de 60 interessados, o maior picadeiro fechado europeu acolheu 15 machos, em que se destacou “Dextro”, um garanhão aprovado pela APSL (Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano), e 16 fêmeas, duas das quais confirmadas gestantes do garanhão “Equador MVL” e da linhagem do “Quixote MVL”.
Ao todo, foram apresentados 31 equinos de diversas raças classificadas (Puro Sangue Lusitano, KWPN, Trotador Francês, Desporto Espanhol e Português de Desporto), com algumas linhagens em destaque, como “Ortigão Costa”, “Lord Z”, “Verdilhão”, “Nilo”, entre outras.