Ciclismo: António Morgado dominou em Espanha

0
755
António Morgado vestiu a amarela no último dia de prova

Jovem ciclista caldense venceu as duas últimas etapas da prova e foi o vencedor à geral no escalão de juniores. No ano passado já tinha sido segundo

António Morgado continua a fazer uma grande temporada e garantiu, no passado domingo, mais uma título na sua carreira ao vencer a 35ª Vuelta Ciclista al Basaya, na província da Cantábria (Espanha) na categoria de juniores, depois de vencer duas das quatro etapas que compunham a prova.
De regresso a uma competição que lhe deixou boas memórias no ano passado, quando venceu a segunda etapa e se classificou como segundo na geral na categoria de cadetes, António Morgado, que defende as cores do Bairrada Cycling Team, não deixou créditos por mãos alheias. Logo na primeira etapa, numa extensão de 116 km, o jovem caldense, que é júnior de primeiro ano, foi quarto classificado numa chega ao sprint.
A segunda tirada, numa extensão de 84,5 km com introdução de montanha, foi a única em que o caldense não conseguiu disputar a vitória na linha de meta. Mesmo assim, chegou bem dentro do top 10, a 54 segundos de Bob Poelmans. Mesmo assim, o resultado do caldense chegou para subiu a terceiro da geral, e primeiro na classificação dos juniores de primeiro ano.
Mas António Morgado deixou o melhor para o fim. Na penúltima etapa, a corrida começou a ganhar maior definição em relação à luta pela vitória final. Com um pequeno grupo a formar-se durante a etapa com 102km de extensão, António Morgado foi o mais forte no sprint que decidiu a vitória. A camisola amarela mudou do corpo de Poelmans para o do colombiano Molano Alvarado, mas presa por apenas quatro segundos.

Caldense do Bairrada atacou de forma decidida nos dois útimos dias e venceu

No derradeiro dia de prova, voltou a formar-se um grupo na frente, no qual Molano e António Morgado estavam incluídos. Mas a vontade do caldense acabou por ser mais forte. O caldense fugiu a este grupo na companhia do espanhol Rosado Novillo e, à chegada à meta, lançou um sprint que deixou o companheiro de fuga para trás. Molano chegou 38 segundos depois, o que garantiu a vitória do ciclista do Bairrada por 34 segundos.
António Morgado continua em Espanha, onde disputa de hoje a domingo a Bizkaiko Itzulia, prova que decorre no País Basco e tem ainda em vista os nacionais.