Ciclismo: António Morgado faz história

0
619
António Morgado com as cores nacionais na prova que decorreu na Bélgica

Jovem caldense fez o segundo melhor resultado de sempre de um júnior português

O caldense António Morgado conseguiu um resultado histórico nos mundiais de ciclismo de estrada, com um sexto lugar que lhe dá a segunda melhor classificação de sempre de um português nesta categoria.
Num circuito plano e muito rápido na região da Flandres, na Bélgica, mas com quatro picos mais exigentes, o percurso favorecia as seleções com mais experiência em provas internacionais. António Morgado conseguiu estar sempre no pelotão da frente, mas ficou sujeito a um grande desgaste devido a um constante trabalho de recolocação. Mesmo assim, teve forças para discutir o sprint pelo quarto lugar, explorando a roda dos adversários na reta da meta, em ligeira subida.
No final, António Morgado disse que nunca se sentiu muito bem, “mas consegui mentalizar-me que tinha de sofrer”, salientando o “grande sofrimento” constante.
Na prova de Elites, a seleção nacional experimentou o mesmo tipo de problemas devido às características do percurso. João Almeida terminou em 47º, cotando-se como o segundo melhor português, a cerca de seis minutos e meio do vencedor, Julian Alaphilippe. ■