Em terras polacas ficou a um segundo de voltar a conquistar a prova
João Almeida, ciclista natural de A-dos-Francos, viu-se obrigado a desistir da prova de fundo de elites do Campeonato do Mundo de Ciclismo, que decorre em Glasgow (Escócia).
O caldense, que celebrou recentemente o seu 25º aniversário, caiu numa zona neutralizada antes do arranque da prova e necessitou de cuidados médicos.
Durante a exigente tirada – entre Edimburgo e Glasgow e que terminava com dez voltas ao circuito urbano desta última cidade, totalizando 271,1 quilómetros -, o caldense perdeu contacto com o grupo dos favoritos ainda cedo na corrida e não voltou a conseguir colar. Nelson Oliveira foi o único português a terminar a prova, vendo Ruben Guerreiro e António Carvalho também desistirem.
O mundial foi ganho por Van der Poel, dos Países Baixos, que foi o mais forte, conquistando a camisola arco-íris depois de mais de seis horas de corrida.
Já João Almeida regressa à estrada amanhã, 11 de agosto, para disputar o contrarrelógio, a partir das 14h30.
Nos mundiais está também o caldense António Morgado, que compete nos Sub-23, que entrou em prova após o fecho desta edição para o contrarrelógio individual. No sábado, regressa à estrada para disputar o título mundial de estrada, em equipa com Daniel Lima, Diogo Gonçalves, Gonçalo Tavares, Lucas Lopes. O ciclista assinou com a UAE Emirates e será colega de João Almeida (ver peça ao lado).
A um segundo da vitória
Antes dos mundiais, João Almeida tinha conquistado um segundo lugar na Volta à Polónia, ficando a um segundo do vencedor Matej Mohoric (Bahrain Victorious), com quem disputou as bonificações até ao último sprint intermédio da derradeira etapa. Depois de conquistar a Volta à Polónia em 2021, o caldense conseguiu assim um 2º lugar e ajudando a UAE Emirates a conquistar o prémio por equipas. ■