Ciclismo: João Almeida quer voltar a lutar pelo Giro d’Italia e tem o apoio de Pogacar

0
205
João Almeida, à esquerda, a treinar com os novos companheiros, numa foto partilhada nas redes sociais por Rui Costa

Caldense quer chegar na melhor forma à prova italiana

João Almeida já esteve a treinar com os novos companheiros da UAE – Team Emirates, numa concentração que a equipa realizou em Espanha, e admitiu que o Giro é o grande objetivo para a nova época.
Numa conferência de imprensa que decorreu online a partir de Espanha, João Almeida disse, citado pelo jornal O Jogo, que “todas as corridas e preparativos [até lá] serão focadas no Giro d’Italia, a que espero chegar na minha melhor forma”. Mas isso não significa que o caldense, de 23 anos, não tenha outros objetivos, pelo contrário. “Também quero discutir outras corridas e conseguir bons resultados”, declarou.
O traçado do Giro tem, este ano, menos contrarrelógio, um dos trunfos de João Almeida, mas o ciclista relativiza. “É o que é”, atira, acabando até por desvalorizar. “No final de contas, terá muita montanha. No cômputo geral, as grandes voltas decidem-se nas subidas”, completou.
Quem não estará no Giro é Tadej Pogacar, figura de proa da equipa dos Emirados Árabes Unidos, mas o ciclista esloveno acredita que João Almeida pode trazer a vitória para a equipa. “Vou estar a torcer pelos meus companheiros na Volta a Itália e o João Almeida tem boas hipóteses. Tem mostrado há dois anos que pode lutar pela vitória”, disse, também na conferência de imprensa da equipa em Espanha.
Voltando ao caldense, disse que tem vivido uma “grande mudança”, mas “muito positiva” com a chegada à Team Emirates, mostrando-se “feliz com a equipa” onde encontrou três portugueses, Rui Costa, Rui Oliveira e Ivo Oliveira.
Antes do Giro, que será no início de maio, João Almeida irá participar em várias provas de relevo, como o Paris-Nice e a Volta à Catalunha, onde quer “bons resultados”. ■