Ciclismo: João Almeida recebe prémio de atleta do ano do CNID

0
373
Entrega dos prémios decorreu, na passada segunda-feira, em Lisboa

Cerimónia relativa à época 2020/21 teve lugar esta semana, com o ciclista em plano de destaque para a associação dos jornalistas desportivos

As memoráveis prestações de João Almeida (Deceunink- Quick Step) nas últimas duas edições do Giro d’Italia valeram ao ciclista o prémio de “Atleta do ano” nos Prémios CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto), cuja cerimónia de entrega decorreu, na passada segunda-feira, Mercado de Santa Clara, em Lisboa.
Os Prémios CNID relativos à época 2020/21 valorizaram o 4º lugar do caldense na edição de 2020 do Giro e o facto de ter envergado a camisola rosa durante 15 dias, mas também o 6º lugar obtido, meses depois, na Volta a Itália de 2021.
Na entrega dos prémios, João Almeida admitiu que fazer um pódio numa prova do World Tour é um dos objetivos para a carreira e, por isso, já aponta ao Giro de 2022.
“Tenho vindo a ganhar corridas e procurando andar na frente, com os melhores do mundo, não apenas numa corrida, mas ao longo de toda a época. Se conseguir o pódio no Giro será um objetivo concretizado, mas vou sempre em busca de mais”, declarou aos jornalistas o ciclista que terminou a época no 9º lugar do ranking da UCI, com 2.219 pontos. No próximo ano, o caldense que colocou A-dos-Francos no mapa do ciclismo passa a envergar a camisola da UAE Emirates, depois de ter assinado um contrato até 2026.
Além de João Almeida, o ciclismo garantiu, por Maria Martins, 7ª nos Jogos Olímpicos, o prémio de “Atleta do ano” no setor feminino. ■