Regresso das 12 Voltas à Gafa para os escalões de Elites e Sub-23 encerrou a época deste ano
Pedro Pinto (Efapel Cycling) foi o grande vencedor das 12 Voltas à Gafa, que no passado domingo regressaram ao concelho do Bombarral, depois de um interregno de 21 anos. O ciclista foi o mais rápido ao longo dos 127,4 quilómetros com uma velocidade média de 45,20km/hora, tendo cortado a meta isolado depois de uma corrida de 2h49m19s. Em segundo ficou o bombarralense Tiago Antunes (também da Efapel Cycling), que cruzou a meta instalada no Largo do Município com mais 28 segundos, seguido de Luís Gomes (GI Group Holding/Simoldes/UDO), que levou mais 33 segundos que o vencedor. Com 11 equipas participantes no escalão de Elites e tendo encerrado a época velocipédica nacional, dos 56 ciclistas que alinharam no início da prova, apenas 27 chegaram ao fim. O pelotão integrou também jovens ciclistas da Categoria Sub-23, tendo a vitória sorrido a Gabriel Baptista (Sabgal/Anicolor), que levou a melhor sobre João Oliveira (Credibom/LA Alimínios/Marcos Car), tendo ambos cumprido o circuito pelo concelho do Bombarral com mais 4m31s que o vencedor, enquanto que em terceiro ficou Andrez Rodriguez (Tavfer/Ovos Matinados), à frente de um grupo de seis, com mais 4m39s). A volta mais rápida pertenceu a Joaquim Silva (Efapel Cycling) com 13m31s e Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) venceu nas metas volantes. O vencedor do maior número de voltas foi Gonçaço Carvalho (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua). Por equipas ganhou a Efapel Cycling.
Destaque ainda para a prova das antigas glórias, que contou com a participação de 12 ciclistas que reviveram as memórias desta prova clássica do panorama nacional, com duas voltas ao circuito. Alexandre Ruas foi o melhor entre os antigos colegas, entre os quais Joaquim Gomes, Paulo Ferreira e Américo Silva, que reviveram os tempos em que o Sport Clube Escolar Bombarralense teve uma equipa profissional de ciclismo.
Sem a euforia do passado, em que a festa do ciclismo atraía milhares de amantes deste desporto e as bancadas erigidas para a prova defronte dos Paços do Município demonstravam a grandeza do evento, este regresso das 12 Voltas à Gafa ainda assim contou com a presença de entusiastas ao longo do circuito. A prova foi organizada pelo Município do Bombarral e pela Associação dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, que assinala este ano um século de vida. ■