Clube Náutico da Foz do Arelho festejou dois anos de idade

0
621
Filipe Mario Carlos

O Clube Náutico da Foz do Arelho (CNFA) nasceu com intuito de dinamizar os desportos náuticos na lagoa e tem focalizado a sua acção na formação de jovens praticantes, mas, apesar das dificuldades financeiras que se vivem, e que também afectam o CNFA, os dirigentes esperam conseguir projectá-lo a nível nacional ou mesmo internacional.

A acção do clube tem-se focado até agora mais na motonáutica, através da criação de uma escola de formação de Fórmula Futuro com a Federação de Motonáutica, para jovens dos 8 aos 16 anos. Acções que, de resto, já deram alguns frutos. “Um dos nossos pilotos, o Diogo, já foi convidado pela FPM para se estrear nos PR750 e vai aos campeonatos do mundo de Formula Futuro em Inglaterra, a 13 Agosto”, adianta Mário Pedro.

No ano passado, o CNFA foi responsável pela organização do Grande Prémio da Foz do Arelho, considerado um sucesso em termos de organização, mas este ano a prova não está ainda segura. “Temos muita esperança que vai haver mas ainda está no ar e não sabemos muito bem se vai haver ou não”, refere Mário Pedro, que acrescenta que seria importante até para consagrar os pilotos caldenses.

Mas nem só de motonáutica vive o clube, até porque estão longe de se esgotar por aí as capacidades da lagoa, como sublinha Carlos Cardoso, Vice-presidente do CNFA.

O jet ski, ou motos de água, são também forte aposta. Carlos Cardoso conta que há contactos com a Federação Portuguesa de Jet Ski também com vista a um protocolo de formação de jovens, “a federação vai fornecer material e apoio para formação de jovens, com o intuito de participarem no futuro em provas nacionais e internacionais”. Um protocolo que está “bem encaminhado” e poderá ser formalizado em breve, acrescenta.

Outra modalidade já trabalhada é a Vela, “já fizemos uma regata de catamarans e no futuro será uma das modalidades a desenvolver”, refere.

Um desenvolvimento que terá tendência para se intensificar, acreditam os responsáveis do clube, “estamos a iniciar, mas já temos algumas modalidades e outras se seguirão, com certeza”, acredita Carlos Cardoso.

J.C.