Colóquio “Pela Vida, Mexe-te” alertou para a importância do desporto na saúde

0
986
Gazeta das Caldas

Cerca de 30 pessoas marcaram presença no colóquio “Pela Vida, Mexe-te!”, que decorreu no pequeno auditório do CCC na noite de 4 de Outubro. O evento alertou para a importância do desporto na saúde e chamou a atenção para a Corrida Pela Vida. O padrinho, o triatleta João Pereira e a madrinha, Teresa Ramalho Conceição, do trail, irão participar.

Na noite de 4 de Outubro realizou-se no CCC um colóquio que alertou para a importância do desporto na saúde e que lançou a oitava edição da Corrida Pela Vida, que decorre a 8 de Dezembro, já com as ruas iluminadas com as decorações natalícias.
As inscrições já estão abertas no site: laptogo.com, havendo a vertente de caminhada e de corrida. Este ano a corrida irá ajudar a Liga Portuguesa Contra o Cancro, para a qual irá reverter a receita integral de um espectáculo que envolve mais de 100 pessoas e que decorrerá no CCC no dia 23 de Novembro.
O padrinho é o triatleta caldense João Pereira, que se sagrou duas vezes campeão europeu, e a madrinha, a também caldense, Teresa Ramalho Conceição, campeã nacional de ultra-trail F55.
Estes partilharam as suas experiências. Se João Pereira procura mais o resultado em si, Teresa Conceição faz desporto para usufruir das passagens e da natureza. Em comum têm um gosto enorme pelo desporto, desde sempre.
João Pereira agradeceu “por fazerem sentir que faço parte de uma cidade que gosto tanto” e que é o escape para as exigências quotidianas e um local de treino privilegiado. Descreveu a Corrida Pela Vida como “uma oportunidade de correr em ruas em que normalmente não corro, a ver as luzes de Natal”.
O triatleta queixou-se ainda da falta de recursos e estabilidade que os atletas portugueses enfrentam e introduziu um tema polémico no debate: “em 2024 nos Jogos Olímpicos já vai haver E-Games”, ou seja, competições de desportos em videojogos.
Cerca de 30 pessoas estiveram presentes no pequeno auditório. O professor de Educação Física Ricardo Pimenta, que estava na plateia, mostrou a sua preocupação com a falta de tempo das crianças e jovens para fazerem desporto e, mais ainda, para estarem à vontade no desporto, para “jogar sem horário e sem ninguém a chatear se a direita entrou ou não”.
Elogiou as condições da cidade para o desporto e disse que espera que “o campo Luís Duarte continue a ter as portas abertas para quem quiser ir jogar”.
As representantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Lídia Ribeiro e Maria João Santos agradeceram a ajuda e divulgaram uma caminhada nocturna em Peniche, a 19 de Outubro, para assinalar a luta contra o cancro da mama. “Convidamos a população das Caldas a participar ou a sair à rua na cidade para caminhar nessa noite com um apontamento em cor-de-rosa”.

Pedro Raposo, vereador do Desporto da Câmara das Caldas, referiu que esta iniciativa pode ser implementada noutras freguesias, mostrando a Lagoa ou paisagens rurais do concelho. “Investir no desporto pode gerar poupança na saúde”, salientou o autarca.
Pedro Raposo disse que está a ser preparada a Carta da Procura Desportiva para perceber os hábitos dos caldenses. Os primeiros sinais indicam que quase metade dos jovens faz desporto na escola e fora dela, mas que a percentagem vai diminuindo para perto dos 30% à medida que a idade vai avançando.
Da plateia um dos participantes referiu que a pista de atletismo está degradada. Pedro Raposo reconheceu a necessidade de requalificação. “Vai ser requalificada”, afirmou. Gazeta das Caldas questionou depois por prazos e o autarca esclareceu que estão a decorrer reuniões para discutir o projecto e que no próximo ano será lançado o concurso e, se possível, arrancará a obra.
Já Vítor Marques, presidente da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e São Gregório, anunciou que a ligação entre o Parque e a Mata pela Quinta da Boneca (traseiras da fábrica Bordalo Pinheiro) será aberta com o objectivo de fomentar a actividade física naquele local.