CRP Ribafria em destaque na Gala do Futebol Distrital

0
1318
Manuel Nunes foi distinguido

Ganhou melhor treinador, melhor treinador e clube de excelência na formação no futsal

A Associação de Futebol de Leiria (AFL) realizou no passado dia 21 de setembro a Gala do Futebol Distrital, um momento de celebração que reuniu atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e clubes no reconhecimento dos melhores da época 2024/25. No evento, o CRP Ribafria esteve em especial destaque.

O clube da freguesia da Benedita teve na época passada a hegemonia das provas distritais de futsal sénior e, sem surpresa, arrecadou os prémios de melhor treinador e jogador, conquistados, respetivamente, por Ricardo Marquês e Rafael Abreu. O prémio de melhor jogador foi mesmo discutido entre três atletas dos “tefes”. No futsal feminino, Margarida Patusco (NS Pombal) foi distinguida como jogadora do ano, enquanto Leonardo Covelo (Pocariça) venceu na categoria de treinador. No futebol sénior masculino, Pedro Emanuel (U. Serra) arrecadou o prémio de melhor treinador e Vasco Gonçalves (Guiense) o de melhor jogador.

- publicidade -

O CRP Ribafria esteve também em destaque nos prémios de excelência, foi considerado o melhor clube de formação em futsal, enquanto no futebol o primeiro lugar coube ao CCMI. Bruno Costa (CCR Telheiro) recebeu o prémio de treinador de excelência em futsal e Jorge Marques (U. Pombal) foi distinguido no futebol.

Foram também dados a conhecer os vencedores das Taças Disciplina. Os prémios patrocinados pela Gazeta das Caldas, no futebol, foram entregues ao AC Marinhense (juniores), GD Santo Amaro (juvenis) e Guiense (iniciados). Ainda na disciplina, no futsal foram distinguidos o Sp. Estrada (iniciados) e o CRP Ribafria (juvenis).

A AFL distinguiu também personalidades pelo mérito no associativismo, entre elas o caldense Manuel Nunes, anterior presidente da associação que saiu já no final da época para assumir um cargo na Federação Portuguesa de Futebol. Foram ainda distinguidos nesta categoria Arnaldo Cunha, João Leal, Jorge Branco e Rui Freire, este último a título póstumo. Foram igualmente homenageados oito clubes que celebraram meio século de existência, incluindo o CRP Ribafria.

O reconhecimento estendeu-se ainda a jovens internacionais formados na AFL que representaram as seleções nacionais pela primeira vez e aos árbitros e observadores que foram promovidos a categorias superiores, com destaque para Rita Ferraz e Cristina Vicente, que passaram a integrar o quadro da FIFA em futsal e futebol de praia, respetivamente.

As seleções distritais também foram celebradas. A equipa feminina Sub14 de futebol 9 venceu a Liga de Prata, enquanto a masculina Sub15 conquistou a Liga de Ouro.
No capítulo da conciliação entre desporto e escola, o galardão de melhor aluno-jogador distinguiu, no ensino básico, Nádia Meca (Pederneirense, futsal) e Dinis Ferreira (Batalha, futebol), e no secundário Filipe Ferreira (CRP Ribafria, futsal) e Matilde Lima (GD Ilha, futebol).

A gala sublinhou ainda o mérito desportivo de clubes em provas nacionais, com destaque para a ACD “O Sótão”, que venceu a Supertaça e o Campeonato de Elite de futebol de praia. Foram ainda reconhecidas jogadoras, treinadoras e a médica ligadas a clubes da AFL que se sagraram campeãs da Liga Europeia de futebol de praia. Além de Carolina Ferreira e de várias atletas do Sótão e do Nazaré 2022, destaca-se ainda a caldense Ana Lúcia Correia, que integra a equipa técnica.

A noite terminou com o tradicional “Desfile dos Campeões”, onde subiram ao palco as equipas que conquistaram títulos distritais nas várias modalidades e escalões, desde infantis a seniores. Foram também apresentadas 14 homenagens submetidas por clubes, que distinguiram individualidades como Ricardo Oliveira (AD Alvorninha), António Sancheira (Caldas SC) e Liliana Pires (CD Rainha), enquanto a AD Óbidos distinguiu a equipa de juniores campeã distrital de futsal e o NDA Vidais distinguiu os pais dos atletas da equipa de benjamins, pelo apoio e em reconhecimento pelo cartão branco recebido.

- publicidade -