Decisão a quatro começa com novo duelo com o Loures

0
400

Apuramento para a nova 3ª Liga começa a 24 de abril na Mata com o Loures. Benfica e Castelo e Oliveira do Hospital completam o grupo no qual duas equipas garantem subida

No final do encontro com o Loures a equipa caldense não conteve os festejos, depois da pressão com que teve que lidar nas derradeiras jornadas da prova. A euforia deu mesmo lugar a banho para José Vala e João Tarzan, durante a entrevista rápida para o Canal 11, que acompanhou a partida.

O técnico evidenciou a capacidade de sofrimento da equipa para obter este triunfo, dedicando-o ao grupo no nome de Militão, André Santos e Simões, que “fizeram de tudo para poder ajudar a equipa neste jogo decisivo”.
No entanto, o técnico põe água na euforia e lembra que esta foi apenas a primeira etapa. “Era algo que queríamos desde o primeiro dia, encarámos o jogo com essa responsabilidade e tivemos uma vitória inteiramente justa”, declarou, lembrando que, agora, espera o clube uma segunda fase numa série muito difícil. “Vamos com motivação, esperamos conseguir recuperar na totalidade os jogadores, ter todos disponíveis para encarar esses seis jogos como seis finais, porque a ambição é chegar a 3ª Liga”, rematou.

A segunda fase, que determina as equipas que integram a nova 3ª Liga, começa no fim-de-semana de 24 e 25 de abril. O Caldas, por ironia do destino, começa da mesma forma como terminou a primeira fase, a receber o Loures. Segue-se deslocação a Oliveira do Hospital e receção ao Benfica e Castelo Branco, os dois restantes adversários dos caldenses nesta fase da prova, que é discutida numa fase de grupos a duas voltas, com os pontos de volta ao zero.Os dois primeiros classificados garantem, então, acesso à nova prova da Federação Portuguesa de Futebol, enquanto as duas restantes permanecem no Campeonato de Portugal.

Entretanto, está já definido o sistema da 3ª Liga da próxima época, que conta com 24 equipas, 22 oriundos Campeonato de Portugal mais dois que descem da 2ª Liga. A prova será realizada com um sistema de duas séries, divididas geograficamente entre norte e sul, disputada a duas voltas.

A segunda fase é dividida entre apuramento de campeão e a de manutenção e descidas. A primeira é disputada em duas séries com os quatro primeiros classificados de cada série. Os vencedores sobem à 2ª Liga, enquanto os segundos classificados disputam um play-off para definir quem disputará o play-out com o penúltimo classificado da 2ª Liga. Na fase de descidas, disputada em quatro séries, as equipas terão bonificação de pontos (de 8 para o 5º classificado até 1 ponto para o 12º). Desce o último classificado de cada série.