Diogo Daniel conquista bronze em Roterdão

0
471
Beatriz Monteiro também conquistou duas medalhas

 

O caldense Diogo Daniel esteve em destaque nos Campeonatos Paralímpicos Europeus, que decorreram em Roterdão.

Diogo Daniel discutiu a meia-final de singulares SL4 com o campeão paralímpico e líder do ranking mundial, Lucas Mazur (França), e após uma boa réplica acabou por ceder pelos parciais de 21-14 e 21-10, conquistando a medalha de bronze na respetiva categoria.

Para chegar ao bronze, o caldense venceu o seu grupo, só com vitórias, e venceu mais dois encontros na fase a eliminar.

Nas provas de pares, Diogo Daniel obteve o quinto lugar em parelha com Bruno Faria, depois de vitória sobre o irlandês Ilyas Hussain e o escocês Niall Jarvie por 21-15 e 21-16. Em pares mistos, com a Inoi Ferreira, ficou em 9º lugar, vencendo no derradeiro encontro os ingleses Sean O’Sullivan e Cambell Plant por 21-16 e 21-12.

“Foram uns grandes Campeonatos Europeus. Acho que fiz tudo o que tinha para fazer, venci todos os jogos da fase de grupos, os oitavos de final e quartos de final e, na meia-final, acho que foi um jogo equilibrado contra o atual campeão paralímpico e mundial”, comentou Diogo Daniel. O atleta sublinha que esta “é uma medalha muito importante e estou muito satisfeito com a minha prestação”.

Em destaque nos Países Baixos esteve também Beatriz Monteiro, atleta que, não sendo caldense, é aluna da UAARE Bordalo Pinheiro. Beatriz conquistou duas medalhas de bronze, na variante de singulares femininos SU5 com a derrota na meia-final contra a número dois do mundo, a dinamarquesa Cathrine Rosengren, por 21-16 e 21-19. Beatriz Monteiro ganhou ainda o bronze em pares senhoras SL3-SU5 em parceria com Catherine Naudin (França).

Os Campeonatos Europeus Paralímpicos 2023 serviram de preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. ■