“Encarar o jogo com grande responsabilidade”

0
644
Gazeta das Caldas
Rui Almeida e José Vala realçam que a “pressão” sobre o grupo é benéfica e manifestam vontade de fazer crescer a onda de apoio que se mantém da época passada
- publicidade -

Cumprido um longo período de defesa, de quase quatro meses, a competição regressa para a equipa principal do Caldas, já este domingo. O derby do Oeste contra o Peniche, para jogar no Campo da Mata a partir das 17h00. José Vala disse à Gazeta das Caldas que espera uma equipa preparada e a encarar o jogo com grande responsabilidade e alerta que o 3-0 imposto aos penichenses na pré-temporada não pode servir de referência. Já o capitão Rui Almeida assume a vontade de continuar a fazer a crescer a onda de apoio em redor da equipa.

Na segunda-feira, quando Gazeta das Caldas conversou José Vala, já restavam poucas dúvidas na mente do técnico quanto à equipa que iria apresentar no primeiro jogo oficial da nova temporada. “Os quatro treinos da semana vão permitir avaliar quem estará em melhores condições, ainda não sei a 100% quem vai alinhar de início, mas andará perto disso”.
Após cerca de mês e meio de treinos, José Vala sente o grupo a evoluir e que este está preparado para começar o campeonato, mas há um conjunto de factores a ter em conta para que os bons resultados não criem excesso de confiança. Por um lado, a derrota inesperada no primeiro jogo da época passada com o Coruchense, em pleno Campo da Mata. Por outro, a vitória contundente sobre o Peniche já nesta pré-época, por 3-0, ao fim da segunda semana de trabalho. “Fomos nitidamente superiores, mas apanhámos o Peniche numa fase prematura e com a equipa ainda em formação, por isso temos que esperar um Peniche melhor, e ainda há o factor de ser um derby”, adverte.
Por isso, José Vala quer que o grupo encare este primeiro jogo com “grande responsabilidade”. Outro desejo do técnico é que “seja um bom jogo e que não seja à porta fechada porque virá muita gente, da nossa parte e do Peniche”.
Outro factor que aumenta a importância de não se jogar à porta-fechada é os novos jogadores “sentirem a responsabilidade, que não lhes faz mal nenhum, e que percebam que está criado um ambiente extremamente positivo”, que é necessário fazer com que se mantenha, defende o treinador.
O técnico promete que o Caldas manterá uma identidade de jogo forte, sem receio de assumir o risco de jogar um futebol apoiado desde o seu reduto defensivo. Um ‘risco calculado’ que nasce tanto das ideias da equipa técnica como do conforto que os jogadores sentem em jogar desta forma. Alguns adversários obrigarão a adaptar esse estilo de jogo, e é aí que o técnico sente uma das maiores diferença no grupo em relação ao do ano passado. “Se calhar não temos um jogador como o João Rodrigues, que podia resolver um jogo de um momento para o outro, mas encontrámos soluções que aumentaram o leque de variantes que podemos introduzir no jogo, com jogadores mais rápidos, que pedem a bola mais na frente”.

“O REGRESSO À TAÇA VAI SER ESPECIAL”

- publicidade -

Com 217 jogos na equipa principal, Rui Almeida é capitão de equipa e – a par de André Simões – o jogador do actual plantel que mais vezes vestiu a camisola alvinegra.
Tal como o técnico, sente o grupo em boas condições para iniciar a competição. “Estamos preparados para dar resposta ao que temos pela frente e focados naquilo a que nos propusemos, dar continuidade ao que foi feito na época passada”.
O capitão realça que tem que servir de motivação para o grupo de trabalho “o facto de a época passada continuar a motivar as pessoas para vir e para continuar a acompanhar”, acrescentando que “temos que ser nós a alimentar esta onda para que ela possa crescer mais e para que o clube tenha esta dinâmica e esta mística”.
Rui Almeida confessa que foi surpreendente ver tantos adeptos nos jogos de preparação e que isso reforçou os índices motivacionais de todos os elementos.
Em relação às competições, o capitão realça que o clube tem feito grandes campanhas na Taça de Portugal nas últimas épocas e “quando voltarmos a essa competição vai ser especial, porque vamo-nos lembrar do que passamos na época passada”. No entanto, acrescenta que o foco será semanal, “entrar em todos os jogos com o objectivo de vencer. Acho que devemos ser ambiciosos, o clube é respeitado e o trabalho que se tem vindo a desenvolver obriga a manter a exigência e o compromisso”.

Caldas empatou com juniores do Belenenses no Restelo

No último teste de pré-temporada o Caldas empatou a um golo no Complexo do Restelo contra os juniores do Belenenses. No entanto, o jogo não serviu para tirar grandes ilações. Foi jogado da parte da tarde, sob um calor abrasador e num relvado sintético sem sistema de rega

CAMPEONATO DE PORTUGAL
1ª Jornada -12 Agosto
Anadia-Loures
Vilafranquense-Oleiros
Torreense-BC Branco
Sintrense-Nogueirense
Alverca-Mação
CALDAS-Peniche
Santa Iria-Fátima
Sertanense-Alcains
U. Leiria-Ol. Hospital

- publicidade -