

Um total de 140 participantes (70 duplas) jogaram a 3ª etapa do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia no passado fim-de-semana, na Foz do Arelho. Apenas uma dupla caldense participou: Alexandre Tomás e Filipe Paiva, do Sporting Clube das Caldas. Os vencedores da etapa anterior (Carcavelos), Afonso Reis e Diogo Oliveira (também do SCC), não puderam comparecer porque estavam ao serviço da selecção nacional de indoor sub 18.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Júlio Reis, director técnico do Sporting Clube das Caldas salientou que “o nível apresentado foi muito interessante, com a discussão pela vitória na etapa a ser muito equilibrada em todos os escalões”.
A maioria dos atletas veio do Norte, mas também houve vários da zona de Lisboa. Tiago Carlos e Francisco Sardinha, de 17 e 16 anos, respectivamente, são jogadores do Sport Lisboa e Benfica. Tiago nunca tinha participado num torneio de voleibol de praia da federação. “Não conhecia a Foz e gostei, parece uma boa praia e é bonita, mas para jogar não é o ideal, porque tem muitas pedras e conchas”, afirmou.
Depois explicou que praticamente todos os adversários se conhecem. “Enfrentamo-nos durante o ano no pavilhão e depois separamo-nos em equipas de dois para competir aqui”, esclareceu.
O jovem, de Sesimbra, fez ainda notar que “estava muito vento e isso influencia muito o jogo, ao menos não era vento frio e ainda deu para estar na praia”.
Já Francisco Sardinha destacou que ali “a rivalidade do pavilhão é deixada de lado e existe um ambiente mais descontraído”. A dupla ficou alojada na Inatel e a terminar salientou a organização desta etapa, que ficou a cargo de dois seniores do Sporting Clube das Caldas, com a Federação de Voleibol e a autarquia.
O SCC tem uma escola de voleibol de praia, encabeçada pelos seniores Ricardo Oliveira (Kiká) e Luís Moreira, que foram precisamente quem organizou a etapa do campeonato nacional. Esta época, nos treinos, a dupla tem ensinado cerca de 20 atletas entre os 12 e os 18 anos, mas admitem receber mais novos e mais velhos.
Os treinos realizam-se às segundas, quartas e quintas-feiras, entre as 10h30 e as 12h30, na Foz do Arelho.
A participação custa 20 euros (mês de Julho) com transporte das Caldas. Mais informações e inscrições na sede do clube, no Pavilhão Raul Jardim da Graça ou onde decorreu a etapa do Campeonato Nacional, nos horários dos treinos.
Vencedores:
Sub20 – Masculinos: Matos – Pedrosa
Sub20 – Femininos: Saraiva – Anjos
Sub18 – Masculinos: Sá – Pedrosa
Sub18 – Femininos: Baptista – Costa
Sub16 – Masculinos: Santos – Silva
Sub16 – Femininos: Rodrigues – Garcez
[/shc_shortcode]










