O Centro Equestre Internacional de Alfeizerão (CEIA) fechou o calendário de saltos de obstáculos de 2016, com o Concurso de Saltos Internacional de uma estrela (CSI*), e bem que se pode dizer que foi com chave de ouro que a temporada de ”INDOOR” foi encerrada, paralelamente ao programa do CSI* decorreram também provas nacionais de 1,00m e 1,10m.
Foi um grande concurso, aquele, a que o numeroso público presente nas bancadas do CEIA assistiu, com muita incerteza nos resultados das provas, muita qualidade de cavalos e cavaleiros, com as instalações e organização do CEIA a serem postas à prova sempre com grande exigência e a responderem bem perante os desafios colocados.
No elenco técnico da competição dirigida pelo Coronel Lopes Mateus, estiveram Teresa Pires de Miranda como presidente do júri, completaram o júri João Miguel Palla e Cristina Larangeiro, a direcção de pista esteve a cargo da chefe de pista Lucia Cabrita que foi coadjuvada por Rodrigo Cabrera, a equipa de comissários chefiada por Dinário Soromenho foi completada por Christelle Durães, Antonieta Batuca, Nuno Montefalco, Luis Pedro Machado e José Santos.
No que diz respeito a provas nacionais foi com a prova de 1,00 que se deu início à competição em Alfeizerão, e quem começou a vencer foi Sofia Allen Laranjeira ao montar Fly da Granja que repetiu a vitória no sábado, a fechar esta categoria foi vencedora Alexandra Bernardino que montou Queeni de Beaufour.
Ainda nas provas nacionais mas a 1,10m, Hugo Cardoso Tavares abriu e fechou as vitórias, montando Lidelio Marine para a vitória no 1º dia e BB da Famaguda no 3º dia, pelo meio o cavaleiro Hugo Barros Caldeira venceu o 2º dia com a sua égua HERA.
Nas categorias internacionais o CSI* de Alfeizerão começou com a prova de 1,20m e com uma vitória Portuguesa a fazer soar o hino nacional no CEIA, James Everitt e Betaline derrotaram a forte concorrência e venceram a prova no 1º e 2º dia, no 3º dia a vitória ficou reservada a Portugal representado por Ricardo Gil Santos que montou Bacardi.
Com as varas colocadas a 1,30m voltou a soar o Hino de Portugal desta vez por obra de Hugo Cardoso Tavares/ Decoltaire T que venceu a classe no 1º dia, no 2º dia e no pequeno grande prémio, destaque para Francisco Fleming e o seu Dark Boy do Bustelo que alcançaram uma brilhante vitória para Portugal, no 3º e ultimo dia foi a vez de se ouvir o hino do Brasil em Alfeizerão, mérito da vitória do cavaleiro brasileiro Silvio Teixeira da Silva que montou Charme de Atie Z para a vitória.
Na prova grande a 1,40m no 1º dia venceu pelo Brasil a dupla, Felipe Guinato Quidam’s Grey Lady, naquele que viria a ser um bom ensaio para o grande prémio de domingo, no sábado a vitória assentou muito bem ao cavaleiro Português Ricardo Gil Santos que montou Zucchero.
No Grande Prémio, colocado a 1,45m disputado em duas mãos diferentes ao cronómetro, estiveram à partida 34 conjuntos, passaram à 2ª mão 15 conjuntos todos com zero.
Na segunda mão o mais rápido acabou mesmo por ser o Brasileiro Felipe Guinato na sela de Quidam’s Grey Lady, que fez novamente soar o hino do Brasil em Alfeizerão, Guinato que ficou também em 4º lugar com o cavalo Goodtimes van’t Lozerhof, acabando por ser o grande triunfador do CSI* de Alfeizerão.
Os restantes lugares de honra foram todos ocupados por portugueses, a começar pelo 2º lugar de António Matos de Almeida que montou Epicor da Gandarinha, em 3º lugar Luis Sabino Gonçalves na sela de Hermes van de Vrombautshoeve, e a fechar o 5º lugar Rodrigo Sampaio Peixoto com Ra de Prin.
Os concursos de Obstáculos estão de volta ao CEIA, no ano de 2017 com um Concurso de saltos nacional A/C, a 6, 7 e 8 de Janeiro. Ainda este ano a não perder, a poule de equitação de trabalho no dia 30 de Dezembro.