França dominou os Internacionais de Juniores

0
1135
Seleccao Portugal
Selecção portuguesa que participou nos Internacionais
- publicidade -

Cerca de 200 atletas de 16 países participaram na oitava edição dos Campeonatos Internacionais de Juniores de Portugal (Sub-19), que se realizou no Centro de Alto Rendimento das Caldas entre os dias 2 e 4 de Dezembro.
Nesta competição, que integra o circuito europeu de badminton, estiveram em prova quase 70 portugueses, com destaque para Miguel Rocha, o único português a chegar aos quartos-de-final na categoria de singulares homens. Na prova de pares mistos, as duplas Marco Jorge/Mariana Leite, Simão Ferreira/Ana Marques e Miguel Rocha/Mariana Chang, cederam apenas na terceira ronda.
O único caldense em competição, Guilherme Ferreira, foi eliminado nas primeiras rondas, tanto em singulares como em pares mistos.
No último dia do campeonato, o azul, o branco e o vermelho, foram as cores predominantes. A selecção francesa, que trouxe às Caldas da Rainha quase 40 atletas, venceu quatro das cinco finais, sendo que a prova de pares homens foi unicamente disputada por este país. Este último jogo foi, aliás, um dos mais equilibrados, com Eloi Adam/Samy Corvee a vencerem os companheiros de selecção Tom Rodrigues/Leo Rossi por 21-11, 15-21 e 21-19.
Menos discutida foi a final de pares senhoras, com as francesas Vimala Heriau/Margot Lambert a vencerem confortavelmente as suíças Aline Müller/Jenjira Stadelmann por 21-15 e 21-11. Vimala Heriau voltaria a estar presente na prova de pares mistos, com Eloi Adam, levando a melhor sobre a dupla belga Elias Bracke/Lisa Jaques (26-24 e 21-16).
Já a francesa Margot Lambert venceu a final menos disputada do torneio, diante Sara Penalver Pereira, por 21-6 e 21-8, num jogo em que faltou atitude e garra à atleta espanhola. Pelo menos foi por mais “ânimo” que os seus colegas de selecção pediram desde as bancadas.
Uma das partidas que mereceu mais aplausos e assobios entusiastas do público foi a final de singulares homens, discutida entre Shiau Cheng Cheng (Taipé Chinês) e Collins Valentine Filimon (Roménia). Os dois atletas disputaram cada ponto protagonizando jogadas espectaculares. O resultado final (22-20, 20-22 e 21-18) acabaria por dar a vitória a Shiau Cheng Cheng, de apenas 16 anos.
No total, realizaram-se 235 jogos, tendo sido utilizados 1300 volantes (penas). Horácio Gouveia, presidente da Federação Portuguesa de Badminton, destacou que esta edição “foi a mais participada de sempre e também aquela em que os portugueses obtiveram melhores resultados”. O responsável realçou também a presença de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, no primeiro dia de competição. Este “elogiou muito as instalações do Centro de Alto Rendimento, assistiu a alguns jogos, ficou a conhecer melhor a modalidade e prometeu voltar nos próximos Internacionais de Portugal [que se realizam em Março]”, acrescentou Horácio Gouveia.
Embora as finais tenham sido disputadas num ambiente animado entre o público, mais de metade dos lugares da nave ficaram vazios, faltando assistência a uma competição que é de elite em Portugal, na modalidade do badminton.

- publicidade -