Futebol: Biblioteca participou na festa do desporto amador

0
156
A equipa da BIR nas finais disputadas no Estádio 1º de Maio

BIR terminou a fase nacional no 4º lugar

Terminou no passado domingo a Liga Inatel com a festa do desporto amador que decorreu no Estádio 1º de Maio, em Lisboa. A Biblioteca, de Valado dos Frades, esteve a disputar o terceiro e quarto lugar da fase nacional e ficou com o quarto posto.
A formação do concelho da Nazaré perdeu o derradeiro encontro realizado na prova por 2-1 contra o Amigos Visconde, de São João da Madeira (Aveiro), a culminar uma participação bastante positiva das equipas da região na competição, depois de o Óbidos, campeão distrital, ter chegado aos quartos de final, eliminado justamente pela equipa que se sagrou campeã, o Lavandeira.
“Foi uma época sui generis para a Liga Inatel de Leiria, que apurou pela primeira vez duas equipas para a fase nacional e ambas realizaram um percurso histórico. O Óbidos avançou quatro eliminatórias, ganhou ao Seiça, equipa já diversas vezes campeã nacional da Liga Inatel, e perdeu com a equipa que se sagrou campeã nacional. A BIR ainda foi mais longe, só perdeu nas meias finais da prova e garantiu acesso à grande festa do desporto amador, que além do futebol junta outras modalidades da Fundação Inatel”, comentou Acácio Sobreira, diretor da Fundação Inatel de Leiria à Gazeta das Caldas.
Acácio Sobreira, faz um balanço positivo da Liga Inatel de Leiria. “Tivemos uma liga ao rubro até à última jornada, três equipas podiam ter ganho o título e o Troféu José Pedrosa, ganho pelo Vila Maria, também foi muito disputado”, disse, acrescentando que a competição abrangeu 13 equipas de seis concelhos diferentes, todos a sul do distrito.
“Estamos a consolidar a competição nestes concelhos (Óbidos, Bombarral, Alcobaça, Caldas da Rainha, Peniche e Nazaré) desde que começámos em 2016/17 e o objetivo é crescer. É uma aposta claramente ganha, que tem dado vida às comunidades e oportunidade a jovens continuarem a ter prática desportiva com as cores do seu clube, o que é bastante importante para nós”, concluiu. ■