Objetivo é conseguir subida aos nacionais
A Associação Desportiva de Alvorninha deu no passado domingo os primeiros passos do seu projeto de futebol de praia no areal da Foz do Arelho, com um treino aberto para a equipa de seniores masculinos. A equipa, treinada por Marco Custódio, vai disputar o Campeonato Distrital e aponta à subida ao Nacional.
“A ADA foi incentivada pela AF Leiria para formar equipa de futebol de praia e abordaram a mim e ao Bruno Francisco, ele como coordenador, eu como treinador dos seniores, e aceitámos o projeto”, disse Marco Custódio à Gazeta das Caldas.
A equipa, que já conta com cerca de 12 elementos, será constituída em maioria por atletas que já faziam parte da equipa da Casa do Benfica das Caldas da Rainha, que interrompeu o projeto em 2022.
“Lançámos nas redes sociais um apelo a pessoas que queiram experimentar e vamos abrir treinos abertos durante duas, três semanas para descobrir novos talentos”, acrescentou o treinador.
Tratando-se de um projeto novo, a equipa vai começar no distrital e, apesar de ainda não ser conhecido o número de participantes, nem se serão apenas do distrito leiriense, se também terá equipas de Santarém, os objetivos têm alguma ambição.
“O objetivo é subir divisão e voltar ao Nacional, que era o nosso lugar anteriormente, porque eu acho que conseguimos juntar uma equipa com capacidade para isto e porque, não havendo divisões mais abaixo, o objetivo tem que ser subir”, afirmou.
Marco Custódio congratula o clube de Alvorninha por ter abraçado este projeto, recuperando uma modalidade que foi pioneira no concelho e um grupo que obteve resultados interessantes no passado. “Fizemos algumas gracinhas, recordo os oitavos de final da Liga dos Campeões, em ano de pandemia, em que eliminámos grandes equipas. E no último ano, 2022, contra tudo e contra todos, e começando de mal, conseguimos ir à fase final e manter a equipa no Campeonato Nacional”, realça.
Além da equipa masculina, a ADA terá uma equipa feminina, que terá o primeiro treino na tarde de 25 de abril. Em aberto está também a formação de uma equipa de juniores, que poderá competir na Madjer Cup. ■