Gala Óbidos +Ativo distinguiu atletas e clubes do concelho

0
843
Os atletas e representantes de clubes do concelho distinguidos na Gala Óbidos + Ativo. FOTO: Fátima Ferreira

A Gala Obidos + Ativo, que se realizou em Óbidos no passado dia 5 de Janeiro teve por objectivo valorizar o trabalho desenvolvido pelos clubes e associações do concelho distinguindo os seus elementos, assim como atletas que se têm notabilizado a nível nacional e internacional.
Nesta primeira edição foram também homenageados dois atletas que este ano estabeleceram uma forte ligação ao concelho de Óbidos, tendo participado e apadrinhado diversas iniciativas no âmbito do desporto adaptado.

Os surfistas Caiá, portador de Trissomia 21,  e Nuno Vitorino, presidente da Associação Portuguesa de Surf Adaptado, que aos 18 anos sofreu um acidente que o colocou numa cadeira de rodas, foram os dois grandes homenageados da 1ª Gala Óbidos + Ativo. O galardão pretendeu destacar dois atletas do desporto nacional que participaram em iniciativas do pelouro da Saúde e Bem-Estar no âmbito do Desporto Adaptado.
“Uma inspiração e uma lição”, considerou o presidente da Câmara, Humberto Marques, destacando a força destes jovens, que vencendo as suas limitações dão cartas a nível desportivo. Já a vereadora com o pelouro da Saúde e Bem-Estar, Margarida Reis, destacou que esta foi também uma forma de mostrar que este é um programa inclusivo, para todos. “Para além de homenageá-los pelo esforço e dedicação que tiveram para com Óbidos, mostrar que o desporto é para todos, independentemente da idade e da condição física e estilo de vida”, realçou a autarca.
Neste evento, que lotou por completo a tenda colocada no anfiteatro da cerca do castelo, foram também entregues prémios de reconhecimento aos clubes e associações do concelho. Cada uma delas indicou um atleta, colaborador, sócio ou equipa a distinguir, fundamentando a sua nomeação. O prémio de Mérito Desportivo homenageou dirigentes e atletas, naturais ou residentes no concelho que, na época desportiva de 2017/2018 tiveram resultados relevantes em provas de âmbito nacional ou internacional.
Já o prémio Dedicação enalteceu o trabalho de três atletas que foram responsáveis pelas 10 edições do Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos e que têm levado o nome de Óbidos em várias competições a todo o mundo.
Ao palco foram ainda os atletas e treinadores do concelho que representaram Portugal no Intercâmbio Desportivo Internacional em Reggio Emilia, Itália, no ano passado, trazendo diversas medalhas para o concelho. O evento, apresentado por João Carlos Costa, contou ainda um momento de dança, por alunos da Escola de Dança Anarella, e de música, garantida pelos Cottas Club Jazz Band.

Pôr as pessoas a mexer
A Gala Óbidos + Ativo funcionou como um balanço do primeiro ano do programa que conta com 16 medidas, todas elas já iniciadas que irão evoluindo durante a duração deste mandato. Estes programas estão a ser dinamizados nas escolas, com os rastreios e com o combate à obesidade. No âmbito do feriado municipal será iniciada a escovagem no segundo ciclo, dando continuidade ao trabalho já efectuado com as crianças ao nível do primeiro ciclo. A iniciativa que irá decorrer nos complexos escolares é feita em parceria com o centro de saúde de Óbidos. Inserida nas comemorações está também a abertura do Gabinete de Nutrição e de Psicologia, que “já está com as consultas esgotadas”, informou Margarida Reis.
A autarca salientou ainda que querem tornar Óbidos num centro turístico para o desporto adaptado. “Há pessoas que nos querem apoiar pois perceberam que o projeto tem pernas para andar”, disse, acrescentando que já têm seis treinadores de várias modalidades (como a canoagem, paddle e ténis) credenciados para administrar essas modalidades ao nível do desporto adaptado. Além da Lagoa de Óbidos, onde decorrem muitas das actividades, também a vila é palco de caminhadas e o complexo desportivo permite a utilização da piscina e dos campos de futebol. No complexo existe ainda um apartamento equipado para acolher atletas para estágios.
A autarquia pretende também recuperar a antiga escola primária da Praia d’el Rey e transformá-la numa Sport House para acolher atletas, que queiram fazer férias desportivas ou activas.
Está também a ser implementado o projecto Freguesias mais Ativas (a que já aderiram A-dos-Negros, Usseira, Vau e Olho Marinho), com a disponibilização de modalidades como ginástica, kempo e karaté. “Um professor de educação física reúne com as juntas de freguesia e tentamos encontrar as pessoas adequadas para levar para a frente a actividade que pretendem”, disse a autarca, acrescentando que depois cabe às associações ou freguesias a sua manutenção.
As caminhadas do Amigo Especial têm tido uma boa adesão e estão a ser preparadas caminhadas temáticas. “A ideia é por as pessoas a mexer”, sintetizou Margarida Reis.

Premiados
Prémio Reconhecimento
Associação Desportiva e Artística de Óbidos
Seccionistas Ana Sofia Abreu e Inês Timóteo
Associação Recreativa e Cultural Amigos da Capeleira e Navalha
Atleta Joana Maria
Associação Stand Up Paddle
José Cirilo
Bom Sucesso Golf Course
Filipe Gonçalves
Clube de Atletismo de Óbidos
Evana Mandueke
Nuno Mota Tennis Academy
Pedro Libório
Grupo de Cicloturismo de Gaeiras
Equipa BTT
Óbidos Bike Team
Toda a equipa
Sport Clube do Bairro e Veteranos do Bairro
Filomena Oliveira
Sociedade Cultural e Recreativa Gaeirense
Diogo Câmara
Trilhos de Óbidos
Todos os elementos
União de Amigos do Olho Marinho
Directora Cátia Pereira
Veteranos do Pinhal
Dirigente e atleta Paulo Pereira

Prémio Mérito Desportivo
Afonso Reis, Cláudia Mendinhas, Madalena Fortunato, Ana Rita Gomes,
Joana Rebelo Figueiredo. Atletas do Caldas Sport Clube (Diogo Clemente, Filipe Cascão, João Rodrigues, Nuno Januário, Rui Almeida, Thomas Militão, Vitor Rodrigues)
Prémio Dedicação
Jorge Serrazina
António Miranda
Luís Nunes
Prémio Homenagem
Nuno Vitorino
Caiá