Conquistou a Taça de Portugal de Juniores o jovem ciclista Guilherme Mota, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, que no passado domingo depois de uma prova de 110 quilómetros com duas duras subidas ao Sameiro-Braga, amealhou os pontos necessários para se sagrar vencedor desta importante competição nacional, que avalia o mérito pela regularidade. Ao título de Campeão Nacional de Fundo, que conquistou no ano passado, Guilherme Mota soma agora o título de vencedor da Taça de Portugal de Juniores, com a formação alcobacense a conquistar este prémio por dois anos consecutivos, depois de no ano passado o mesmo título ter sido alcançado por Pedro Lopes.
Guilherme Mota que tinha vencido a segunda prova desta competição cuja camisola viria a perder na terceira prova, neste fim-de-semana de jornada dupla, voltou a assumir a liderança da competição no sábado e no domingo partiu para esta última corrida da Taça com a camisola de líder. Na luta estavam agora cinco potenciais candidatos à vitória e a luta adivinha-se renhida numa prova com um traçado duro e muito selectivo que além de força física exigia muita estratégia.
Julian Espinoza terminou em 17º lugar no ranking da Taça, Bernardo Santos foi 36º, Daniel Fortes foi 55º, Miguel Correia finalizou na posição 63ª e Rodrigo Fonseca terminou em 71º lugar, enquanto Gabriel Casal, José Madeira, Carlos Fernandes, João Andrade e Carlos Rosa apesar de terem dado o seu contributo no conjunto das provas da Taça ficaram fora do ranking.
SETE PÓDIOS EM ALPIARÇA
Sete lugares no pódio foram conquistados pelos atletas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola na prova de ciclismo de pista, disputada em Alpiarça no âmbito das actividades comemorativas do dia 25 de Abril.
No escalão de Escolas, o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola viu as atletas do escalão de Benjamins femininas, Madalena Santos e Matilde Ferreira subirem ao podium para receber os troféus de 1ª e 3ª classificadas, enquanto Madalena Ferreira ficou no 4º lugar. No escalão de infantis masculinos Ricardo Clemente ficou em 6º lugar, Jorge Rosa ficou na 9ª posição, João Miranda ficou em 11º lugar, Amílcar Madeira ficou em 11º lugar, David Casal ficou em 17ºlugar e João Gomes não completou a prova. Por seu lado o juvenil Tiago Santos ficou na 8ª posição. Na classificação por equipas o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola ficou em 8º lugar entre as 16 equipas presentes.
Na prova de masters femininas a formação alcobacense fez-se representar pelas atletas Ana Marta Nunes e Raquel Badilla, que ficaram respectivamente na 1ª e 2ª posição na prova de critério. No escalão de cadetes, os atletas orientados por Aurélio Sardinha não resistiram à concorrência e ficaram afastados dos lugares cimeiros da tabela classificativa.
Os juniores, disputaram duas provas, de critério e perseguição individual. Na prova de perseguição individual Daniel Fortes lutou até ao fim, e só foi batido na última volta em que foi ultrapassado por um adversário, ficando na 2ª posição. Na prova de critério, Bernardo Santos ficou em 2º lugar, Julian Espinoza ficou na 3ª posição, Daniel Fortes foi 4º classificado e Gabriel Casal ficou na 5ª posição.
CADETES COM VITÓRIA NA CAPARICA
A vitória na classificação por equipas foi alcançada pelos Cadetes do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola no Prémio Juvenil da Charneca da Caparica, que teve lugar no dia 8 de Abril e em que participaram 60 corredores em representação de nove equipas. A formação alcobacense colocou três corredores no lote dos dez primeiros classificados e alcançou o 1º lugar na classificação por equipas com Rodrigo Paiva a ficar em 7º lugar na tabela individual, seguido por Diogo Sousinha na 8ª posição e André Cruz ficou no 9º lugar. Os restantes corredores alcobacenses ficaram Tiago Lopes foi 25º, Tiago Clemente foi 27º enquanto Duarte Martinho ficou na 38ª posição.
ESCOLAS EM 3º LUGAR NA SILVEIRA…
O 3º lugar na classificação por equipas foi o lugar alcançado pelas escolas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola que na tarde do dia 8 de Abril, se deslocaram à terra de Joaquim Agostinho para uma prova que foi interrompida pelo mau tempo que se fez sentir naquela localidade do concelho de Torres Vedras.
Em Juvenis masculinos apenas se realizou a prova em linha, enquanto o contra-relógio individual foi anulado, com Tiago Santos a ficar em 3º lugar e Rafael Patrício a ser 23º classificado, enquanto em Juvenis femininos Ana Fernandes alcançou o 1º lugar.
No escalão de infantis, a classificação foi apurada apenas com os resultados da prova de destreza uma vez que a prova em linha foi cancelada. Jorge Rosa ficou em 7º lugar, Amílcar Forreta foi 8º classificado, João Miranda ficou em 11º lugar, Ricardo Clemente foi 12º e David Casal ficou na 14ª posição. As provas para o Escalão de pupilos/benjamins foi anulada e a classificação por equipas foi apurada com base apenas nos resultados das provas realizadas.
…E EM SEXTO NA QUINTA DO CONDE
O 1º lugar no escalão de Pupilos/Benjamins foi alcançado pela atleta Madalena Santos, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, no 2º Encontro Inter-Regional de Escolas da Zona B, que teve lugar no passado domingo, na Quinta do Conde, distrito de Setúbal, numa prova que decorreu de baixo de chuva, que prejudicou o desempenho dos jovens ciclistas. A formação alcobacense esteve presente nesta competição com nove atletas, numa prova em que estiveram a competir 165 jovens com idades entre os 5 e os 14 anos em representação de 24 equipas da zona Centro e Sul.
No escalão de pupilos/benjamins além do 1º lugar de Madalena Santos a atleta Matilde Ferreira ficou no 4º lugar enquanto no escalão de Infantis, Amílcar Madeira ficou na 7ª posição, Jorge Rosa ficou no 9º lugar, Ricardo Clemente foi 10º, João Miranda 11º, David Casal ficou no 20º lugar e João Gomes ficou na 39ª posição. No escalão de Juvenis, Tiago Santos ficou no 8º lugar.