Hóquei: Biblioteca afasta Sanjoanense e faz história

0
406
- publicidade -

A equipa de hóquei em patins da Biblioteca escreveu uma das mais belas páginas da história do clube, com a vitória sobre a Sanjoanense (4-3), nos 32-avos-de-final da Taça de Portugal. 

A partida só foi resolvida no prolongamento, depois do 2-2 no tempo regulamentar. 

Os valadenses estiveram a perder por dois golos, mas chegaram ao empate por intermédio de André Ramos e David Costa. No tempo extra, Lucas Vicente bisou e colocou a equipa de Valado dos Frades na 3ª eliminatória da Taça, de nada valendo o golo dos forasteiros nos instantes finais.

- publicidade -

Esta foi a primeira vez que o clube do concelho da Nazaré, que compete na 2ª Divisão nacional, derrotou um adversário do escalão principal, tendo o triunfo acontecido na sequência da troca de treinador, com a saída de Pedro Almeida e a promoção do hoquista Fábio Barqueiro.

Na época passada, a Biblioteca já tinha assinado uma carreira digna de registo na Taça, mas a pandemia impediu que os valadenses recebessem o FC Porto nos 16-avos-de-final.

Em destaque nesta ronda esteve, também, o turquelense Diogo Rafael, que bisou na vitória do Benfica sobre o Nafarros (1-10), mas a eliminatória foi aziaga para o HC Turquel, que foi eliminado, nos Açores, pelo Candelária (4-2).

O desaire perante uma equipa da 2ª Divisão precipitou a saída de João Simões do cargo de treinador, após uma década ao serviço dos Brutos dos Queixos, com apenas uma época de interregno. 

O técnico foi o responsável pelo regresso do clube do concelho de Alcobaça ao convívio dos grandes em 2011/12, época na qual atingiu também as meias-finais da Taça de Portugal, tendo sido eliminado pelo Benfica (2-9).

Seguiram-se épocas de grande nível, com destaque para o 6º lugar em 2013/14, e várias participações em competições europeias. Na época passada, o clube sofreu até à última jornada para evitar a descida e esta época é penúltimo, com apenas 4 pontos.

- publicidade -