II Circuito do Nadadouro já tem 60 inscritos

0
972

Já foi apresentado o segundo circuito de ciclismo do Nadadouro, a prova que retoma na actualidade um momento que aconteceu há 26 anos. A segunda edição realiza-se no dia 21 de Julho a partir das 16h00.
A prova, que no ano passado recolheu elogios, tem um percurso circular de cerca de dois quilómetros dentro da povoação, num total de 55 quilómetros. O trajecto é muito técnico, sendo sinuoso, com variações de subidas e descidas acentuadas. A proximidade do público aos ciclistas é um dos atractivos.
O circuito já tem 60 inscritos em três categorias masculinas e femininas: sub23, elites (dos 23 aos 30 anos) e masters (30, 40, 50 e 60 anos).
A partida é no Largo da Igreja e o trânsito será cortado, mas apenas dentro da povoação, não afectando a estrada antiga para a Foz do Arelho.
A organização da prova custa cerca de 3000 euros. A Câmara e a Junta apoiam logística e financeiramente (com 1500 e 250 euros, respectivamente). A participação custa 25 euros.
O circuito foi apresentado na noite de 5 de Julho, no Museu do Ciclismo. O mentor da prova, Virgílio Loureiro, recordou a criação do circuito profissional há 26 anos e explicou pretendem divulgar a sua terra, que é muitas vezes confundida com a Foz do Arelho.
Pedro Raposo, vereador do desporto da Câmara das Caldas, revelou que existem planos para ter uma pista de bmx na área desportiva do Campo. O autarca lembrou as dores de cabeça que a organização de uma prova deste tipo implica. É que são necessários seguros, pareceres da GNR, estudos de circuito, entre outras obrigatoriedades.
“Caldas acumula este ano a passagem da Volta a Portugal e do Troféu Joaquim Agostinho”, salientou o vereador.
Mário Lino, que é o padrinho da prova, lembrou a tradição dos circuitos de ciclismo integrados nas festas das aldeias, realçando a Volta aos Conqueiros (A-dos-Francos). “Pode fazer-se uma Volta ao Concelho, passando em diferentes datas pelas várias freguesias”, sugeriu.
Já Alice Gesteiro salientou que este é um mês de festa no Nadadouro, com o Caldas Ultra Trail a passar pela freguesia no dia 14, o circuito no dia 21 e o início de uma festa de nove dias na semana seguinte.