O ciclista caldense João Almeida esteve em grande destaque na segunda etapa da Volta ao Algarve (numa edição em que a primeira etapa, polémica, foi anulada).
O caldense foi segundo na etapa, atrás do seu colega de equipa na UAE Emirates XRG, Jan Christen, que é o primeiro a envergar a camisola amarela, de líder da geral.
João Almeida ganhou 16 segundos a Vingegaard e 19 a Roglic com este segundo lugar no Alto da Fóia, com um ataque no final da etapa.
Ao fim de 177,6 quilómetros e quase quatro horas e meia, João Almeida – que nem tinha entrado bem na última subida – foi na roda de Vingegaard até se mostrar mais forte do que toda a concorrência, com uma ponta final impressionante e que ficará na memória dos fãs de ciclismo.
O salirense António Morgado também esteve em grande evidência, chegando em quinto e ficando também a 20 segundos da liderança.
Christen, de apenas 20 anos, lidera agora com quatro segundos sobre Almeida, enquanto De Plus, da INEOS, está no terceiro posto, a 13.
Na sexta-feira, a terceira etapa conta com 182,5 quilómetros entre Vila Real de Santo António e Tavira, com chegada ao sprint em perspetiva, num dia com duas contagens de montanha de terceira categoria, Mercador e Faz Fato.