João Almeida sobe ao quarto lugar no Paris-Nice e aproxima-se do pódio

0
641
- publicidade -

A quinta etapa do Paris-Nice trouxe mudanças importantes na classificação geral, com o norte-americano Matteo Jorgenson (Team Visma Lease a Bike) a recuperar a liderança perdida na véspera para o companheiro de equipa Jonas Vingegaard. O caldense João Almeida (UAE Team Emirates XRG) subiu uma posição na geral, ocupando agora o quarto lugar, a apenas 4 segundos do pódio.

A tirada do dia, que ligou Saint-Just-en-Chevalet a Côte-Saint-André, teve mais de 200 quilómetros e terminou no topo do Côte de Notre-Dame-de-Sciez, uma subida curta, mas duríssima, com uma pendente média de 14% e máxima de 18%.

Com Vingegaard a revelar dificuldades para acompanhar o ritmo dos favoritos nas últimas subidas, devido a uma queda durante a etapa, João Almeida entrou bem posicionado na derradeira ascensão, com a UAE Team Emirates XGR a colocar Brandon McNulty a impor o ritmo. No entanto, o ciclista das Caldas da Rainha não conseguiu repetir o triunfo da quarta etapa. Matteo Jorgenson impôs um ritmo forte e conseguiu reduzir o grupo da frente, só foi foi superado nos metros finais pelo francês Lenny Martinez (Team Bahrain Victorious), que cortou a meta em primeiro.

- publicidade -

João Almeida terminou em sexto lugar, a 7 segundos do vencedor, perdendo 5 segundos para o novo líder da geral. Apesar disso, subiu à quarta posição, a 40 segundos de Jorgenson e com o pódio à vista: está a 4 segundos do terceiro lugar, ocupado por Marco Brenner (Red Bull Bora Hansgrohe), e a 18 segundos de Vingegaard, que caiu durante a etapa e perdeu tempo na última subida.

- publicidade -