O município de Reggio Emilia organizou esta competição entre os dias 6 e 13 de Julho, reunindo cerca de 30 modalidades olímpicas e paralímpicas. O município de Óbidos foi convidado a participar com as suas equipas de jovens – entre os 11 e os 18 anos – nas modalidades de atletismo, natação, ténis, golfe e voleibol de praia.
Estiveram representados os países com municípios aderentes ao projeto escolar de que Reggio Emilia é paradigma. Marcaram presença países de 4 continentes, como Portugal, Itália, Polónia, Holanda, Croácia, Espanha, Rep Checa, Eslovénia, Grécia, Malta, Roménia, França, Moçambique, Palestina, Israel, Africa do Sul, China, Estados Unidos da América e a República Arabe Saaraui (território que está dividido entre Marrocos, Argélia e Mauritânia.
No plano propriamente desportivo, as provas realizaram-se nas várias cidades da zona, sendo os atletas transportados por autocarros da organização. No cômputo geral, os atletas obtiveram alguns ótimos resultados como vitórias e melhores marcas pessoais.
As equipas de atletismo participaram inclusivamente nos campeonatos cantonais que se disputaram num dos dias. Como resultados conseguidos pelos atletas do CAOB – Clube de Atletismode Óbidos, o realce vai para o juvenil Treasure Madueke que venceu o salto em altura com 1.79cm. Sofia Duarte venceu uma das provas de 1500 m e ficou em 3ª noutra, As irmãs Leonor e Constança Reis foram segundas na prova de marcha atlética nos respetivos escalões. Lara Duarte foi 3ª no salto em altura com a melhor marca pessoal (1.51cm). A equipa de estafetas (4×100-200-300-400) apesar boa prestação foi 7ª classificada. Do CAOB participaram também os atletas Duarte Santos, João Góis, Clara Roque, Matilde Cardoso e Beatriz Pereira.
O que carateriza as escolas de Reggio Emilia? Originalmente foi um grupo de mulheres desta cidade, que a seguir à 2ª Guerra mundial, deitou mãos à obra de procurar um modelo diferente de escola que estivesse integrado na comunidade, com “formação pautada na ética e no desenvolvimento de competências”. A comunidade criou um modelo pedagógico democrático, em que todos – comunidade, alunos, pais, professores – são peças fundamentais no processo educativo.
O “tricolore” é hoje a bandeira de Itália, mas foi originalmente a bandeira de Reggio Emília.
“O desporto tem o poder de mudar o mundo” no centenário do nascimento de Nélson Mandela.