Karaté Shotokan comemorou 45 anos nas Caldas

0
670
O grupo que participou na atividade de 1 de maio, com Kancho Kanazawa
- publicidade -

Clube de Karate shotokan das Caldas da Rainha esteve em comemorações todo o ano

Durante o ano de 2023 o Clube de Karate Shotokan das Caldas da Rainha comemorou 45 anos de modalidade na cidade com um conjunto de atividades.
As comemorações iniciaram-se no dia 28 de janeiro com a realização da II Jornada da Liga Soshinkai. No dia 1 de maio esteve nas Caldas Kancho Nobuaki Kanazawa, 8º Dan, responsável técnico da Shotokan Karate International Federation, o Sensei Hiyori Kanazawa, 4º Dan, atual campeã do Mundo da SKIF em Kata e Kumite, e o Shihan Mário Águas, 8º Dan, Diretor Técnico da Shotokan Karate Internacional Portugal.
No dia 26 de novembro, esteve presente Shuseki Shihan Manabu Murakami, 8º Dan, instrutor chefe da Shotokan Karate International Federation. E a 16 de dezembro terminaram as comemorações com um Encontro Regional Sul, dirigido por Sensei José Mil-Homens, 7º Dan, Sensei Fernando Fidalgo, 6º Dan, Sensei João Baptista, 5º Dan e Sensei Vitalii Ovsiannikov, 2º Dan.

A 26 novembro houve nova ação com Shiahn Murakami

O Dojo de Caldas da Rainha foi fundado em Outubro de 1978 pelo então 1º Dan da Academia Portuguesa de Budo, José Carlos Alverca.
Em Agosto de 1979, após um estágio de uma semana em S. Rafael, França, onde se deslocou conjuntamente com Armando Campino, José Campos e Fernando Fidalgo, filiou-se na Amicale Karate, organização internacional de amizade que promovia estágios e competições internacionais entre vários estilos e cujo presidente era Patrick Tambourini, 6º Dan, campeão de França e grande admirador do Mestre Hirokazu Kanazawa.
Em 1986 ficou como instrutor responsável o Sensei José Campos, que sentindo a necessidade de um maior apoio técnico, conjuntamente com José Mário Mil-Homens, José Sanches e Fernando Fidalgo pediram, em Dezembro de 1988, a filiação dos respectivos Dojos na atual Shotokan Karate Internacional Portugal, mantendo-se nessa função até à data do seu falecimento.
Encerrado durante cerca de ano e meio, foi reaberto em 1991 por Fernando Fidalgo com “a missão de ajudar a criar o espírito necessário para a educação humana”, como defende Soke Hirokazu Kanazawa.
Todo o karateca, deve ser um cidadão disposto a ajudar os outros, um exemplo de civismo e boa educação, contribuindo assim, para uma melhoria significativa da sociedade em que está inserido.

As comemorações terminaram com uma ação a 16 de dezembro
- publicidade -

O Karate que o clube procura ensinar é Karate-Do. Mais do que um desporto, é uma arte marcial completa, e como tal, está imbuído do espírito do Bushido e não meramente do desporto pelo desporto ou pela competição, mas sim uma forma de estar, de estabelecer o equilíbrio e a harmonia dentro de nós próprios e com os outros.
O Karate-Do é uma excelente forma de ajudar a crescer e educar as nossas crianças e jovens, bem como de manutenção física e da saúde dos adultos.
A educação física e intelectual são dois pilares fundamentais para um crescimento saudável e equilibrado, a vida sedentária que caracteriza a sociedade moderna é uma das causas de um elevado número de doenças, especialmente ligadas à obesidade. A actividade física, uma alimentação saudável e uma atitude mental positiva, são fundamentais para o desenvolvimento dos jovens e adultos. Não nos podemos esquecer que a saúde é o bem mais precioso do ser humano, a prevenção é a palavra-chave nesta matéria.
O Karate é uma arte marcial adaptada a todas as idades. Pode ajudar a desenvolver a capacidade de atenção/concentração, a coordenação motora, o equilíbrio e a harmonia interiores, a força de vontade e o respeito pelo próximo.
Em 2011, o Clube Karate Shotokan de Caldas da Rainha, iniciou um projeto para iniciados, maiores de 60 anos, tornando-se um exemplo ao nível Nacional e Internacional no âmbito da formação inicial de Karate para esta faixa etária, contando hoje, com mais de uma dezena de praticantes acima dos 70 anos de idade, usufruindo de todos os benefícios da prática desta nobre arte.
Com um projeto para a construção de novas instalações, o clube treina atualmente no ginásio do Centro Escolar de Stº Onofre, junto ao Staples. Os treinos são às segundas e quintas-feiras para veteranos (às 18h), crianças (19h) e jovens e adultos graduados (20h). E às terças e sextas-feiras para iniciados jovens e adultos (20h). ■

- publicidade -