Decorreu de 28 a 30 de outubro o 17º Campeonato do Mundo de Kempo, no qual Andreia Fialho e João Colaço obtiveram os títulos de vice-campeões mundiais nos respetivos escalões.
Os dois caldenses estiveram integrados numa seleção nacional composta por oito elementos e liderada pelo também caldense Bruno Rebelo.
Andreia Fialho representou Portugal no escalão de sub-18 feminino e obteve o segundo lugar depois de completar com lugares de pódio as três categorias, com medalhas de prata em formas tradicionais com armas e em Semi Kempo e de bronze em Full Kempo.
Por sua vez, João Colaço, que competiu nos sub-21, obteve igualmente o segundo lugar através da combinação de resultados em cada uma das categorias. João Colaço foi medalha de prata em Formas tradicionais com armas e no Semi Kempo, e medalha de bronze em formas tradicionais e Full Kempo.
A Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo, responsável pela modalidade em Portugal, destaca que, para os resultados de ambos atletas, foi fundamental na sua preparação para uma prova com elevado grau competitivo, como foi esta, terem estado integrados na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
“Durante três anos foram acumulando títulos nacionais, internacionais”, como os de campeões europeus, “elevando assim a sua experiência para a representação no Campeonato do Mundo”.
Aquela competição teve lugar na cidade de Antalya, na Turquia, com cerca de 500 atletas de 29 países. ■