Caldense conquistou pela quinta vez o título mundial. Teve que vender rifas para poder ir a Inglaterra competir
A caldense Francisca Cardoso conquistou, pela quinta vez continua, o título de campeã do mundo de kickboxing no Campeonato do Mundo de Kickboxing, da Internacional Combat Organisation (ICO), que decorreu em Hull, Inglaterra.
Aos 24 anos, a lutadora caldense, de 24 anos, trouxe para as Caldas da Rainha, pela quinta vez, um título mundial, desta vez na categoria K1 full, -67 kg. A atleta, que também é treinadora na Escola de Kickboxing Fernando Paulo, que está instalada na Nazaré, Caldas da Rainha, Leiria e Benedita, derrotou a irlandesa Jillian Fitzgerald.
Francisca Cardoso esteve a representar Portugal, mas não reuniu apoios da federação para se deslocar à prova, pelo que a vitória no ring foi apenas um dos triunfos da caldense na caminhada para Inglaterra.
Apurada em agosto para o Campeonato do Mundo, a kickboxer caldense passou as últimas semanas dividida entre os treinos e a angariação de fundos para poder participar na prova, uma vez que a Federação Portuguesa de Kickboxing não consegue reunir apoios para todos os atletas que garantem vagas nas competições internacionais.
Assim, Francisca Cardoso teve que repetir a receita e criar uma campanha de angariação de fundos numa plataforma online, além de ter realizado vendas de rifas e angariado um conjunto de patrocínios locais para ter as verbas suficientes para ir a competição.
Na hora de festejar a vitória, a caldense não esqueceu quem a apoiou. “Obrigada a todos os que me ajudaram a estar aqui, a chegar a este nível , a conseguir este feito”, em particular ao treinador Fernando Paulo, à coach Rita Morais, aos parceiros de treino e aos patrocinadores. ■