Badminton: Madalena Fortunato entra no lote dos 100 melhores do mundo de sub-19

0
544
Caldense é um jovem talento da modalidade

A caldense Madalena Fortunato entrou, esta semana, para o lote das 100 melhores atletas do mundo no escalão de sub-19, segundo a última atualização revelada pela Federação Portuguesa de Badminton.
A atleta do MVD surge na 95ª do ranking internacional de singulares femininos, sendo, ainda, a 50ª mais pontuada da Europa, apesar de ser, ainda, júnior de 1º ano, tal como a colega de seleção, Beatriz Roberto, a qual ocupa o 88º lugar mundial e 46º lugar europeu.
Madalena Fortunato surge, ainda, na 109ª posição a nível nacional no que diz respeito em pares mistos, escalão no qual também há referência para o madeirense Pedro Portelas (136º), que integra a a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha.
Aquele jovem atleta ocupa, agora, o 69º lugar no ranking internacional, sendo o 39º da Europa.
Há, ainda, mais dois portugueses no lote dos melhores 100 juniores no mundo.
No ranking de singulares masculinos, David Silva é o destaque principal, ao estar classificado em 40º lugar (23º a nível europeu), fruto, entre outros, do 3º lugar no Iberdrola Spanish Junior e do 5º lugar nos Internacionais de Portugal. Por seu turno, Rodrigo Dias situa-se no 97º posto mundial, sendo 59º a nível europeu.
Para a Federação Portuguesa de Badminton, a aposta desenvolvida no sentido de “aumentar a participação internacional” dos atletas, “esforços esses distribuídos desde o escalão de sub15 até ao escalão de seniores”, começa a surtir efeitos “e estão espelhados no notável feito alcançado com a última atualização do ranking mundial de juniores: cinco atletas portugueses estão hoje no top100 mundial de diversas provas”. ■