Manuel Nunes deixa presidência da AF Leiria para assumir cargo na FPF

0
177
Manuel Nunes vai assumir um papel na preparação do futuro do futebol português
- publicidade -

Caldense sai a meio do mandato para ser coordenador geral das Comissões Permanentes da federação

O caldense Manuel Nunes apresentou, no passado dia 20 de maio, o pedido de renúncia ao cargo de presidente da direção da Associação de Futebol de Leiria (AF Leiria), função que desempenhou durante cerca de nove anos, para assumir o cargo de Coordenador Geral das Comissões Permanentes na Federação Portuguesa de Futebol.

O cargo que Manuel Nunes vai assumir está no centro do processo de preparação do futuro futebol português. “É uma missão importante e trabalhosa. É preciso ver tudo o que existe e preparar o futuro”, relatou o dirigente à Gazeta das Caldas. Manuel Nunes vai coordenar os trabalhos das 19 comissões, as seis permanentes (formação dos agentes desportivos; assuntos regulamentares; futebol jovem e não profissional; futebol feminino; futsal e futebol de praia; e fair-play) e 13 não permanentes (que estudam desde a arbitragem às infraestruturas, passando pelos jogadores, treinadores, seleções, saúde, entre outras).
A missão será promover uma “ampla discussão dos temas importantes para o futuro do Futebol Português”. “Trata-se de coordenar cerca de 150 reuniões, com 85 membros e mais de 100 peritos”, acrescenta. Os trabalhos vão desembocar no Congresso do Futebol Português, que terá lugar no final deste ano.

- publicidade -

Manuel Nunes conta que já tinha sido abordado aquando da candidatura de Pedro Proença à presidência da FPF. “Era algo que estava previsto, estávamos à espera da melhor oportunidade, que surgiu agora e já não vai cedo”, diz o dirigente, tendo em conta os prazos apertados com os quais vai ter que trabalhar. No entanto, afirma ter aceitado o novo desafio “com muito sentido de responsabilidade”.

Já a saída da liderança da AF Leiria é difícil e deixa um “amargo de boca”, disse, sublinhando o “enorme prazer no contacto permanente com os diferentes agentes desportivos dos 125 Clubes” filiados na associação. Manuel Nunes destaca também a articulação com as autarquias locais no apoio ao desenvolvimento do futebol, futsal, futebol de praia e mais recentemente do walking football.

Na mensagem de despedida, Manuel Nunes agradece a colaboração de todos os que com ele trabalharam ao longo das últimas décadas, incluindo o diretor executivo da associação, Carlos Martins, o secretário-geral Luís Monteiro, os árbitros, funcionários, gabinete técnico, elementos dos órgãos sociais, forças de segurança, instituições de ensino, comunicação social e a própria Federação Portuguesa de Futebol.

Professor de educação física de profissão, Manuel Nunes tem uma carreira ligada ao desporto e à atividade física, mas também ao dirigismo benévolo. Iniciou a ligação, de mais de 40 anos, à AF Leiria na área da formação de treinadores, passando depois para as seleções. Em 1999 passou a integrar a direção do organismo. Em 2015 sucedeu a Júlio Vieira na presidência da direção, que deixa agora, quase 10 anos depois.

Durante os três mandatos, Manuel Nunes foi um presidente consensual. “Sempre foi a minha forma de estar. Tive sempre a preocupação de estar ao lado dos clubes, ouvir os seus problemas, esclarecer sempre tudo”, nota. “Saio fisicamente desta importante instituição desportiva para uma nova função na FPF, mas não em espírito”, conclui.
Carlos Mota Machado, do concelho de Pombal, foi nomeado para suceder ao caldense na presidência da AF Leiria.

- publicidade -