Manuel Nunes e João Almeida destacados na Gala do Desporto

0
517
Manuel Nunes recebeu a homenagem carreira
- publicidade -

Caldas da Rainha premiou os atletas, dirigentes, treinadores e organizações que mais se destacaram

Uma parada de estrelas. Caldas da Rainha honrou os desportistas do concelho, ou que o representam, na terceira edição da Gala do Desporto, Exercício e da Atividade Física. As figuras da noite foram João Almeida – que não esteve presente -, e Manuel Nunes, que receberam as distinções de figura desportiva do ano e homenagem carreira.
Estas duas atribuições são atribuídas pelo presidente Vítor Marques e, em conjunto com a homenagem no setor do exercício físico, são as únicas que não estão sujeitas ao voto do público e da comissão de avaliação.
Vítor Marques destacou os resultados obtidos pelo ciclista caldense João Almeida, que este ano se tornou o segundo melhor português de sempre na Volta à França, com o quarto lugar, que juntou a um conjunto já assinalável de resultados a nível mundial. Já Manuel Nunes foi distinguido por uma vida intimamente ligada ao desporto, tendo sido, além de atleta, professor de educação física, treinador e dirigente. É, atualmente, o presidente da Associação de Futebol de Leiria.
Manuel Nunes, que agradeceu a distinção, desejando que esta “estimule outros atletas, treinadores e dirigentes caldenses a fazerem melhor pelo desporto no concelho”, disse que estar no desporto implica “sentir a paixão”. Num curto, mas incisivo discurso, o dirigente fez cinco pedidos ao presidente da Câmara a bem da atividade desportiva no concelho, começando pela construção de um novo campo de futebol sintético, a implementação do programa Walking Football, da Federação Portuguesa de Futebol, como forma de fomentar a prática desportiva na população mais idosa, mas também junto dos mais novos, com a implementação do programa Superquinas nas escolas do primeiro ciclo, no âmbito das AEC. A recuperação do património histórico desportivo do concelho foi outro dos pedidos, assim como o alerta para que seja mantido o nível da UAARE Bordalo Pinheiro no apoio aos alunos-atletas.

Ainda nestes prémios atribuídos pelo presidente da Câmara, as juntas de freguesia de Santa Catarina e de A-dos-Francos foram as agraciadas com a homenagem no setor do exercício físico, pela dinamização que fazem das piscinas.
Foram ainda distinguidos pelo mérito desportivo internacional os treinadores Alexandre Pinto e Wilson Ferreira, campeões europeus pela equipa feminina do Benfica, Duarte Correira, campeão da Europa de Sub19 pela seleção nacional de futsal, e os kempocas Daniel Plamadeala, Diogo Tomás, Gabriel Queirós, João Tomás e Maria Cardoso.
Nas categorias atribuídas pela votação da comissão de avaliação e pelo público (numa proporção de 70% e 30%), foi clube do ano a ADA Alvorninha, que viu também o seu presidente, David Santos, ser dirigente masculino do ano. A dirigente feminina do ano foi a presidente do Sporting das Caldas, Antónia Correia.
Os prémios de atleta do ano foram para Francisco Daniel, do badminton, Beatriz Castelhano, beneditense que alinha pelo Arneirense, do atletismo, e a paralímpica Beatriz Monteiro foi atleta do ano de desporto adaptado. Quantos às equipas do ano, prémios para a equipa feminina do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, campeã nacional da 2ª Divisão de clubes, e a equipa de Touch Rugby do Caldas RC, campeã nacional de masters e que colocou cinco atletas nas seleções nacionais desta recente modalidade.
De olhos postos no futuro, Diogo Carvalhinho, do triatlo, e a futsalista Lara Ribeiro foram atleta revelação.
Os treinadores do ano foram Carla Ferreira, do triatlo, Paulo Gonçalves, do badminton, e Fernando Silva, também do badminton, no desporto adaptado.
Os árbitros do ano foram Catarina Silva, do ténis, e António Nobre, do futebol.
O prémio da ética no desporto foi para o Caldas Sport Clube.
No campo do exercício e atividade física, o Clube de Ginástica dos Bombeiros voltou a ganhar o prémio enquanto organização associativa, tal como o Balance Company como entidade privada. Os melhores treinadores nesta categoria foram para Teresa Valadares e Vítor Ilharco.
No desporto escolar, foi distinguido o projeto do Centro de Formação Desportiva do Agrupamento de Escolas Raul Proença.
A votação foi a mais participada das três edições, com mais de 3500 votos, mais do dobro dos registados na edição anterior.
Vítor Marques, presidente da Câmara das Caldas, enalteceu esta terceira edição da gala do desporto do município, que visa “reconhecer o contributo de todos os que têm trabalhado diariamente e incansavelmente para fortalecer a prática desportiva nas Caldas da Rainha”.
O presidente destacou que o concelho tem 43 clubes a praticar 45 modalidades, com 3500 atletas federados e mais de 6000 munícipes envolvidos em programas de atividade física. “Com um investimento anual de cerca de 2,3 milhões de euros em 2023, conseguimos realizar um vasto conjunto de iniciativas”, salientou, sublinhando o programa de formação de dirigentes, a implementação do Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo e a sua plataforma eletrónica, os programas Escolas a Nadar e a Escola Municipal de Desportos Náuticos, “que incentivam um estilo de vida mais ativo”.
O autarca anunciou que aldas da Rainha já é formalmente candidata a Capital Europeia do Desporto 2028, “um reconhecimento que ambicionamos com grande expectativa”. O município conta apresentar, até ao final deste ano, o Plano Estratégico do Desporto e Atividade Física 2025-2030, no qual salienta a forte participação da comunidade.
Vítor Marques disse ainda que nas prioridades do executivo municipal está agora “a reabilitação das 141 instalações desportivas artificiais que temos”, mas também a aposta no turismo desportivo com a criação dos diversos percursos pedestres e cicláveis e a dinamização de instalações desportivas naturais, como a parede de escalada na Serra do Bouro e a aposta em eventos desportivos competitivos e de lazer de exterior.
A gala teve apresentação de dois jornalistas caldenses com passado no desporto de alta competição, Catarina Carvalho, que foi internacional por Portugal no esqui alpino, e Cláudio França, também internacional no rugby. O hip hop dos Pimpões, a Academia de Dança das Caldas da Rainha, o estúdio Mooves e a Escola Vocacional de Dança animaram a noite. ■

- publicidade -