Maratona das Caldas da Rainha/ Auto Leandro Santos continua a bater recordes

0
4796

1-PartidaO Campo foi palco da 9ª Maratona Btt Cidade Caldas da Rainha/ Auto Leandro Santos, prova que continua a bater recordes de participação e a granjear adeptos pelo país fora.

Este ano foram 757 os inscritos (cerca de 100 já não se inscreveram a tempo) e 598 os que cruzaram a linha de meta e que tiveram oportunidade de admirar todas as paisagens proporcionadas pelo passeio. A organização dos Btteimosos, a secção de Btt da ACR Campo, colheu rasgados elogios entre a esmagadora maioria dos participantes, como é possível constatar nos comentários nas redes sociais.
Todos os anos o grupo de amigos que organiza aquela que é uma das melhores maratonas deste género no país procura encontrar novos trilhos e trocar as voltas do serpentear, para que haja sempre um factor surpresa para quem repete as participações. Este ano não foi excepção, com novos trilhos abertos de raiz.
E se por um lado São Pedro reservou um dia cinzento para a prova, até isso acabou por ajudar à ‘festa’, com temperaturas mais ‘amigas’ dos que tiveram que fazer um enorme esforço para ultrapassar os obstáculos que foram surgindo pela frente, mas também de quem tinha por missão ajudar nos cruzamentos e nos pontos de apoio. Uma equipa de 120 pessoas, entre populares do Campo, amigos, voluntários, elementos da Cruz Vermelha e do corpo de escuteiros.
O percurso começou por levar os participantes do Campo para as ‘Varandas do Oeste’, um conjunto de trilhos para lá da estrada Atlântica com uma espectacular vista para o oceano, com trilhos de grande beleza, mas também duros e técnicos, na zona da Boavista e depois em Salir do Porto. Dali regressava-se ao Campo e quem optou pelos 40km dava por terminada a prova, quem optou pelos 70km (107 atletas) teve que pedalar pela serra na zona do Valado Santa Quitéria, Cruzes, Salir de Matos, São Domingos e Coto.
O vencedor da prova mais longa foi Marco Pereira, com João Varandas em segundo e João Melo logo atrás. Pedalaram durante cerca de três horas. Na distância mais curta, cumprida em metade do tempo pelos mais rápidos, Bernardo Santos foi o mais rápido, seguido de Diogo Beirante e João Macedo.

Mais de mil pessoas ‘invadiram’ o Campo
Se os ciclistas aventureiros ultrapassaram os 700, foram mais de 1000 as pessoas que o evento trouxe àquela localidade. Para animar quem ficou a ver de fora, na zona do paddock o ginásio Gloria’s Gym realizou actividades de cycling e Zumba Fitness. O espaço compunha-se com várias tendas dos parceiros, com artigos para ciclismo, produtos para nutrição e massagens.
O evento também contribuiu para a economia local. Vários participantes e respectiva família, os que viajam de mais longe, pernoitaram na região. A dimensão da prova também traz interesse mediático. Uma empresa, a 4U2D, viajou do Barreiro para a cobertura fotográfica. O evento foi filmado pela Bordalo Tv, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, e também pela BttTv, um canal online dedicado à modalidade e que, entre outro material, trouxe drones para filmar a prova das alturas.
Esta componente de divulgação da região é, precisamente, um dos objectivos da organização. “É para nós um motivo de grande orgulho, ver atletas virem de todas as regiões do país para nos visitar”, refere Pedro Soares, membro dos Btteimosos, acrescentando que “saber que muitos dormiram e comeram cá, visitaram a nossa cidade e o nosso comércio, é também um motivo de satisfação” e que compensa todo o esforço de preparação do evento.
Só na preparação dos terrenos foram cerca de 400 horas de trabalho, mais 300 horas, porque na marcação de percurso com fitas, corretor agrícola e placas de direcção, para além de todos os aspectos de uma complicada logística e de gestão dos recursos humanos.
A maratona dos Btteimosos tem crescido de número de participantes de ano para ano. Crescimento acompanhado do interesse de empresas em apoiar o evento, revela Pedro Soares. “As empresas investem para ter visibilidade, para ter retorno desse investimento”, continua, o que é revelador da “dimensão e qualidade que a nossa organização atingiu”.
Exemplo dessa visibilidade, acrescenta, é que o vídeo da prova “vai passar durante uma semana em horário nobre no canal ABola TV”.
Várias empresas se associaram através da atribuição de brindes, para além do principal patrocinador e que dá nome à prova, a Auto Leandro Santos. “O apoio deles é fundamental, disponibilizam-nos meios que são imprescindíveis para manter ou elevar mais ainda a qualidade deste evento”.
A prova juntou ainda várias entidades, como a Câmara das Caldas, as juntas de Santo Onofre e Serra do Bouro, e a de Salir de Matos, a delegação caldense da Cruz Vermelha e o Agrupamento de Escuteiros das Calda das Rainha. Instituições a quem o grupo agradece, assim como aos populares e à ACR Campo, também “apoios fundamentais para a realização do evento”.
Entretanto o grupo pensa já na 10ª edição e quer “elevar a fasquia”, atira Pedro Soares. O grupo pretende ainda realizar algumas acções de solidariedade social.