NDA Vidais Futsal mantém três equipas na presente época

0
924
Gazeta das Caldas
Plantel seniores masculinos
Plantel juniores femininos
Plantel juniores femininos
Plantel seniores femininos
Plantel seniores femininos

 

 

 

 

O Núcleo Desportivo Amigos dos Vidais Futsal está na sua quinta época e mantém três equipas na presente época. A variante feminina continua a ser o principal foco, tanto na equipa sénior, que tem registado bons resultados de forma consistente, como na formação, onde conta com 17 jogadoras dos 8 aos 18 anos.

Rui Henriques, presidente do clube, recorda que na génese do NDA Vidais esteve “um grupo forte de amigos que tínhamos e que vinha da estrutura do ADC Vidais”. Aos poucos a estrutura da organização foi crescendo com os jogadores que foram deixando de jogar, mas que quiseram permanecer ligados ao projecto. “O segredo é sermos uma família dentro e fora do campo, o que tudo se torna mais fácil”, sustenta.
Esta época o clube tinha como objectivo equipar todas as equipas de igual forma e de proporcionar melhores condições, quer para o treino, quer para os jogos. “Conseguimo-lo com um grande trabalho de angariação de patrocinadores, obtivemos uma almofada que nos dá garantias de tranquilidade porque as épocas são cada vez mais dispendiosas”, refere Rui Henriques, destacando o empenho de todos para que isso fosse possível, desde os directores, aos treinadores, jogadores e pais para que se juntassem mais apoios aos que já existiam por parte da Câmara das Caldas e da Junta de Freguesia dos Vidais.
Rui Henriques destaca ainda mais o empenho de todos porque “aqui ninguém recebe dinheiro, todos trabalham por gosto e somos como uma grande família”.
Em termos competitivos, a equipa exponente máximo do clube é a sénior feminina, que tem conseguido alguns títulos ao longo das épocas e já esteve na I Divisão Nacional.
Para esta época, o objectivo primordial “é manter a união e espírito de grupo que existiu na época passada”, refere a treinadora Susana Macedo. E se isso pode até parecer um cliché, Susana Macedo acrescenta que se na época passada a vitória numa das três finais disputadas foi importante, isso só foi possível devido a esse espírito que se criou. “Foram a união e as relações humanas que fizeram com que a equipa fosse forte”, remata.

VENCER JOGO A JOGO

Claro que existe vontade de vencer, mas isso é encarado um jogo de cada vez, “não colocamos fasquias, vamos somando pontos, procurando sempre o melhor e chegar o mais longe possível”, acrescenta.
A equipa teve alterações pontuais em relação à época passada, mas quem entrou já fazia parte do círculo de amizades do grupo e integrou-se bem.
Na equipa masculina, Rui Henriques, que além de presidente do clube faz parte do plantel e é um dos capitães, realça que os resultados são secundários. “O objectivo ali é sermos todos amigos e praticarmos o desporto que gostamos de uma forma séria, mas sem pensar em resultados”.
O clube tem ainda em competição uma equipa de juniores femininos, que tem por objectivo alimentar a equipa sénior no futuro. O grupo é composto com 17 atletas, das quais 12 estão inscritas para competir. A mais nova do grupo tem 8 anos, a mais velha 18, e a média de idades ronda os 14 anos.
Ângela Bernardino é a treinadora da equipa de juniores e diz que o trabalho que ali se pretende realizar é de proporcionar uma aprendizagem tanto em termos do desporto em si, como em termos sociais. “Não pensamos em ganhar títulos nem jogamos para perder, trabalhamos para sermos melhores a cada treino, para elas se divertirem e saírem de cabeça erguida de cada jogo”.
A treinadora realça a diversidade de idades como uma qualidade do grupo e que é importante até para chamar mais atletas. “Elas estão em diferentes estágios de aprendizagem e isso obriga a trabalhos diferenciados, mas também permite que atletas de todas as idades se integrem facilmente no grupo”, conclui.
O NDA Vidais Futsal tem os apoios de: Junta de Freguesia de Vidais; Câmara Municipal das Caldas da Rainha; Aki D’El Mar, mariscos; Auto Leandro Santos; Transwhite-Transportes; Masilfrutas-Sociedade Agricultura de Grupo; Tircool-Transportes; Pedro Custódio Seguros; Grupo Caldas-Escolas de Condução; Oculista do Parque; Tractor Usseira; Amo-te Corpo-Cirurgia plástica e medicina estética; CTESI/Barros e Moreira; Quiosque da Fonte; Padaria pastelaria Pão Caseiro; Colégio “O Brinquinho”, Luisa Todi-Tour Operator; Contab4u, contabilidade e serviços; Pastelaria Malhoa; Frutas FN; Global Cister; Cristiano F. Matos-comércio de peixe; Profarvet-Medicamentos veterinários; Armafrio-armaduras para betão; Ontic-assistência informática; Vidraria Canas e PlanoLinear.

I.V.