Noite de gala lotou o salão nobre dos bombeiros

0
1625

Na noite do passado sábado, 27 de Maio, o Clube de Ginástica dos bombeiros das Caldas realizou a sua habitual gala de final de época, na qual as classes a partir dos seis anos são as estrelas. Estiveram mais de 500 pessoas no salão nobre Comandante Henrique Sales a assistir ao evento. Este sábado, a partir das 15h30, há um segundo momento com o sarau dos mais novos.

 
A noite começou com a actuação da classe de ballet para crianças e jovens, que foi a grande novidade no Clube de Ginástica para este ano, a cargo da professora Lídia Mendonça. As jovens bailarinas apresentaram um esquema colorido em que as mais velhas eram as jardineiras e cuidavam das flores, interpretadas pelas mais pequenas. Esta actuação foi seguida por outra turma de ballet que Lídia Mendonça dirige na Martingança.

Depois do ballet, foi a vez dos ginastas de todas as idades (a partir dos 6 anos) tomarem conta do placo. Tal como no ano passado, praticamente todo o salão nobre foi ocupado por cadeiras e as actuações aconteceram em cima do palco, excepto os exercícios no duplo-mini trampolim e na cama elástica.
Se no ano passado o tema foi a música portuguesa, este ano o festival ultrapassou fronteiras e o tema foi a música internacional. Foram apresentados os mais varados esquemas, que contemplavam ginástica geral, um pouco de acrobática e também alguma dança. Cada actuação foi intervalada com os saltos nos aparelhos, o que permitiu perceber os vários níveis de aprendizagem, desde os exercícios mais básicos na iniciação até alguns já bem complexos.
João Franco, um dos professores responsáveis pelo clube, dedicou a noite aos atletas que, por estarem lesionados, não puderam tomar parte integrante da festa, à esquiadora Catarina Carvalho, “que fez um esforço grande para estar connosco e continua a ser uma referência para todos estes atletas”.
O professor acrescentou ainda que a gala só é possível pelo esforço da Associação Humanitária, dos seus dirigentes, funcionário, e sobretudo dos bombeiros que servem a causa “com esforço e dedicação”.
Este ano o sarau contou com a presença do presidente da Câmara, Tinta Ferreira, que esteve acompanhado também pelo vereador de desporto, Alberto Pereira.
O autarca destacou que é “uma alegria ver esta casa cheia” e que o Clube de Ginástica tem vindo “em crescendo, o que é sinal de que os atletas e as famílias gostam”.
O presidente da Câmara pôde comprovar in loco que esta noite de gala já atingiu os limites da capacidade do salão nobre da AHBVCR e disponibilizou o pavilhão da Mata para a edição do próximo ano.