Iniciativa inclui intercâmbio com equipas dos Açores que vão ficar seis dias em Óbidos
A Associação Desportiva de Óbidos vai realizar, a 31 de maio e 1 de junho, a terceira edição do seu torneio de voleibol de veteranos, nas variantes de femininos e masculinos, que vão contar, em conjunto, com um total de 21 equipas e perto de 200 atletas à vila medieval.
O torneio feminino vai contar com 9 equipas, duas da AD Óbidos e sete que viajam de Sintra, Oeiras, Soure, Porto, Braga, Lisboa e também dos Açores, Faial. Este torneio joga-se no domingo, 1 de junho. Os moldes do torneio, com duas fases, garantem que cada equipa fará pelo menos quatro jogos.
No dia anterior, 31 de maio, joga-se o torneio masculino, que traz a Óbidos 12 equipas que vêm de Sintra, Oeiras, Porto, Algarve, Aveiro, Coimbra, Canidelo e Faial, além da equipa obidense. De notar que um dos conjuntos vindo do Porto incluiu jogadores da seleção nacional de 2012. Neste torneio cada equipa tem garantidos cinco jogos nas duas fases da prova.
A vinda das equipas dos Açores surge num contexto de um intercâmbio, no qual as formações insulares ficarão seis dias em Óbidos e as equipas da AD Óbidos irão retribuir a visita e ficar seis dias nos Açores, mais precisamente cinco no Faial e um dia no Pico.
Jorge Sousa, responsável pela secção voleibol de veteranos da AD Óbidos começou por agradecer a todas as pessoas que colaboram na organização que permitem colocar o evento de pé. “Vamos para a terceira edição, é sinal de que estamos a fazer um bom trabalho e estamos a ser reconhecidos, inclusivamente além-fronteiras, porque já fomos contactados por uma equipa espanhola que queria participar, mas não foi possível porque as vagas já estavam preenchidas”, disse Jorge Sousa.
O dirigente salientou ainda a colaboração da Câmara de Óbidos pelas “importantes ajudas”, incluindo o apoio ao alojamento das equipas dos Açores, assim como aos patrocinadores que permitem de forma integral a cobertura das despesas do torneio.
Na apresentação do torneio, Jorge Sousa aproveitou para fazer o balanço da temporada das equipas que participam nos campeonatos regionais. O dirigente saudou a realização do primeiro campeonato feminino da região Oeste, no qual a AD Óbidos se sagrou campeã. “Queremos dar seguimento ao vosso trabalho, pelo que teremos mais duas equipas”, adiantou. Na competição masculina, após dois terceiros lugares o clube encontra-se na segunda posição na edição deste ano, “lugar que queremos manter”.
Nuno Marques, vice-presidente AD Óbidos, felicitou Jorge Sousa pela dinâmica imposta à secção, inclusivamente na organização deste torneio que “está a crescer a olhos vistos, dignifica o clube e o município”.
Margarida Reis, vereadora do desporto do Município de Óbidos, retribuiu o agradecimento à secção de voleibol “pelo cunho que tem dado à prática da modalidade e pelos torneios em que já é uma referência, um espaço de convívio que junta as pessoas”. A autarca aproveitou a ocasião para dar os parabéns ao futsal da AD Óbidos pelos títulos distritais de juniores e infantis. “É um clube que já tem grande dimensão no concelho a praticar estes desportos”, sublinhou.
Margarida Reis sublinhou que o torneio de voleibol de veteranos se integra na sexta edição do festival Óbidos +Ativo, certame “concebido para mostrar a modalidades à população e promover a saúde. É um festival de alguns dias para as escolas e idosos, mas também para os clubes e associações do concelho se mostrarem, com muitas modalidades para experimentar e momentos de diversão, e sobretudo é um festival inclusivo”.
Entretanto, a AD Óbidos também já abriu as inscrições para o torneio de quadras em voleibol de praia que se realiza no Bom Sucesso a 26 de julho, com vagas para 36 equipas em dois escalões masculinos e um feminino.