Padel: CPC cria competição juvenil regional

0
708
- publicidade -

Vai nascer nas Caldas da Rainha uma competição de cariz regional para jovens atletas de padel, o Padel Next Gen, numa iniciativa dinamizada pelo Clube de Padel das Caldas que já reúne 17 clubes da Lourinhã a Coimbra.

A iniciativa de criar uma competição juvenil partiu do clube caldense, que tem cerca de 35 jovens atletas nas escolas de formação de padel, mas deparava-se com a falta de eventos nos quais os jovens pudessem potenciar a aprendizagem em contexto de jogo.

O Padel Next Gen vai realizar-se em formato de circuito, que terá a etapa inaugural a 15 de março, no centro padel do CPC. Seguem-se mais três etapas, a realizar em Almeirim, Coimbra e Leiria, e uma etapa final que será em outubro, novamente no CPC.

- publicidade -

Nesta fase estão englobados no projeto 17 clubes, dos 23 que existem na região, com um potencial para abranger cerca de 150 jovens atletas.

Nuno Roberto, do CPC, realça que as competições jovens que “existem organizadas pela federação, mas como são poucas o nível é muito elevado, pelo que os atletas que estão a começar na modalidade têm dificuldades em entrar nessas competições”.

O formato da prova é pensado para reduzir ao máximo os custos, com jornadas realizadas num só dia.

“Vamos ver como corre este ano, se correr bem, o nosso objetivo passa por expandir o circuito até à Grande Lisboa”, afirma Nuno Roberto.

Além de dar competição aos jovens atletas, o objetivo da competição é criar um ambiente de colaboração entre clubes. Nuno Roberto explica que a competição não irá colocar em competição clubes contra clubes, será uma competição de duplas, que até podem ser formadas por atletas de clubes diferentes.

“O intuito é mesmo quebrar barreiras entre clubes e colocar todos a trabalhar em prol do padel e destes jovens”, aponta Nuno Roberto, que acredita que a nova competição tem o potencial para descentralizar a modalidade, que a nível competitivo está ainda muito centrada em Lisboa e no Porto.

A competição já conta com dois padrinhos de renome, nomeadamente a número 2 nacional, Cláudia Gaspar, e Tomás Guimarães, que além de ser atleta é um influenciador digital com grande reconhecimento no meio do padel. Mas outros podem ainda vir a juntar-se a este lote, como forma de atrair talentos.

- publicidade -