Pedro Lopes venceu nas Seixaliadas

0
781
- publicidade -

A vitória de Pedro Lopes, no escalão de Juniores, marcou a participação do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola nas provas de ciclismo que tiveram lugar no dia 18, na Aldeia de Paio Pires, integradas nas 33ªs Seixaliadas, o festival de desporto concelho do Seixal que este ano acolhem atletas de 57 modalidades, entre as quais o ciclismo. Depois de ter participado no Campeonato da Europa de Estrada, em Plumelec, na Bretanha, França, Pedro Lopes regressou a Portugal no passado sábado e logo no Domingo foi disputar a prova de 70 km em Paio Pires, na qual se sagrou vencedor.

Nas primeiras voltas o treinador Aurélio Sardinha lançou para a frente da corrida os atletas Gonçalo Aranha e Carlos Rosa, com o objectivo de controlar a prova. Coube depois a Luís Agostinho e Rodrigo Pinheiro a tarefa de lançarem Pedro Lopes para a frente da corrida, uma estratégia que acabou por dar resultado. Nas duas últimas voltas, Pedro Lopes, saiu do pelotão, colocou-se na cabeça da corrida ao lado de um atleta do Cartaxo, protagonizaram uma fuga bem sucedida e por fim o corredor do Alcobaça lançou-se num forte sprint e ganhou a prova com a média de 38,56 km/h, com uma vantagem de 17 segundos sobre o seu mais directo perseguidor e quase dois minutos em relação ao resto do pelotão.
Luís Agostinho ficou em 17º lugar e Rodrigo Pinheiro ficou na 24ª posição. Gonçalo Aranha, Carlos Rosa e Gonçalo Silva depois de cumprida a sua função acabaram por desistir numa prova dura, num dia de muito calor.

- publicidade -

Cadetes alcançam 3º lugar

O 3º lugar na classificação por equipas foi alcançando pela equipa de cadetes do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, com Wilson Esperança a ficar no 5º lugar da classificação geral individual. A prova de 32 quilómetros, foi disputada por 47 corredores em representação de oito equipas.
A luta foi renhida, com meia dúzia de atletas a deixarem bem claro o objectivo de discutirem a vitória desde o arranque, e a formação alcobacense orientada por Aurélio Sardinha, partiu também determinada a dar o seu melhor. Wilson Esperança ficou em 5º lugar, Henrique Fróis ficou na 13ª posição, Carlos Fernandes ficou em 14º lugar, Julian Espinoza ficou em 15º lugar, enquanto Daniel Fortes ficou em 16º lugar e Francisco Luís e Bruno Mendes ficaram em 32º e 33º lugares, respectivamente.

Escolas em 3º lugar em Paio Pires

Com dois atletas em 1º lugar na classificação dos respectivos escalões e o 3º lugar na classificação por equipas as Escolas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola somaram mais uma boa prestação quando a época se aproxima do fim.
Tiago Santos foi o 1º classificado em infantis masculinos, voltando a registar mais uma boa prestação com o melhor tempo na prova de gincana e na prova de estrada, sagrando-se como um vencedor absoluto. Já no escalão de benjamins femininos, Madalena Ferreira, com apenas cinco anos de idade, completou as duas mangas da destreza com o melhor tempo e sagrou-se vencedora e na altura de subir ao podium para receber a medalha de 1ª classificada, protagonizou o momento do dia, com um gesto de fair play, ao subir e saudar com um beijo as colegas que ficaram nas posições seguintes da tabela. Por seu lado a irmã, Matilde Ferreira, ficou na 5ª posição do mesmo escalão de benjamins.
No escalão de Iniciados, Rafael Campos ficou em 6º lugar enquanto no escalão de Juvenis, Diogo Sousinha completou a prova de Contra-Relógio em 4º lugar, mas viria a deixar-se ultrapassar na prova em linha, terminando a prova em 7º lugar da classificação final. Por seu lado Gonçalo Santo ficou em 28º lugar e Kevin Ferreira em 30º lugar no escalão mais numeroso com quase 40 atletas em competição.
A prova foi disputada por 90 atletas em representação de 14 equipas e a formação alcobacense, que participou nesta prova com sete corredores ficou em 3º lugar com o mesmo número de pontos a equipa que ficou em 2º lugar, sendo o desempate ditado pelas classificações individuais.

Pedro Lopes com boa prestação no Europeu de Juniores

Uma boa prestação foi alcançada pelo atleta Pedro Lopes, do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola, provas de fundo do Campeonato da Europa de Estrada, disputada em Plumelec, na Bretanha, França, no passado dia 16, com um percurso de 125 quilómetros. O Seleccionador Nacional, José Poeira, convocou quatro atletas do escalão de juniores, sendo dois de 2º ano e outros dois de 1º ano, entre os quais estava o atleta formado no clube de Alcobaça. O objectivo era que os atletas de 2º ano, mais experientes e potencialmente mais fortes pudessem assegurar uma boa classificação final, sendo ajudados pelos atletas de 1º ano que tinham por objectivo ganhar experiência para a nova época.
Toda a corrida foi muito veloz e intensa, com o vencedor, o francês Nicolas Malle, a fazer uma média de 40,247 km/h. Pedro Lopes aguentou o ritmo dos melhores corredores europeus, cumpriu o plano que lhe foi traçado de colocar os dois colegas na frente da corrida e apenas se deixou ultrapassar na dura subida para a chegada, a Côte do Cadoudal, um trajecto de 1700 metros com inclinação média de 6,2 por cento e terminou na posição 106ª da classificação final, numa prova com duas centenas de corredores.

- publicidade -