Futebol: Peniche na liderança da Divisão de Honra

0
365
Equipa de João Pedro Francisco beneficiou da retirada de 3 pontos ao Sp. Pombal para assumir liderança

Provas distritais são retomadas no próximo fim de semana. Desistência do Pelariga provocou alteração profunda na tabela classificativa e acabou por beneficiar equipas da região

Quase quatro meses depois da interrupção motivada pelo estado de emergência, os campeonatos distritais retomam a atividade no próximo fim de semana e com novidades na tabela classificativa da Divisão de Honra distrital.
Mesmo sem jogar durante este período, o GD Peniche ascendeu à liderança do escalão principal da AF Leiria, devido à desistência do Pelariga, enquanto o Bombarralense deixou a zona de despromoção.
Estas alterações na classificação foram suscitadas pela desistência do clube do norte do distrito, que decidiu não retomar a atividade esta temporada. Assim, além de ser de imediato despromovido à 1ª Divisão distrital, o Pelariga viu a AF Leiria anular todos os jogos que havia disputado na primeira volta, o que alterou de forma substancial a tabela classificativa e acabou por beneficiar duas equipas da região: além da turma de João Pedro Francisco, que lidera invicta o campeonato, também o Bombarralense conseguiu tirou partido.
Os pupilos de Gonçalo Carloto deixaram a zona de despromoção e ficaram com a tarefa mais facilitada para o que resta da temporada na luta pela permanência, dado que, com a descida na secretaria do Pelariga, faltam apenas saber quem são os outros dois clubes a descer. E o “lanterna-vermelha” Ansião ainda não pontuou esta época…
O campeonato é retomado no próximo domingo, com o novo líder da tabela, o Peniche, a deslocar-se à Moita do Boi, enquanto o Bombarralense recebe o Mirense, num embate entre históricos dos campeonatos nacionais. Por seu turno, o G. Alcobaça, que segue em 10º lugar, será anfitrião do Marinhense B.
Tal como se perspetivava, devido à falta de datas disponíveis, campeonato será disputado apenas a uma volta e a entidade que rege o futebol distrital já agendou todos os jogos até ao fim da temporada. A Honra termina a 20 de junho.

Desistência do Pelariga da Honra altera tabela e beneficia Peniche e Bombarralense

Nazarenos está em posição de subida na 1ª Divisão distrital. Caldas B à espreita

 

Luta pela subida
As emoções também estão de regresso na Desportiva 1ª Divisão distrital, com a luta pela subida de divisão ao rubro.
Em face da desistência do GRAP do Campeonato de Portugal, abre-se mais uma vaga na Divisão de Honra distrital, o que significa que subirão quatro equipas ao escalão principal da AF Leiria. Neste sentido, na zona sul serão promovidos os dois primeiros classificados, sendo que o Nazarenos partilha a liderança com a U. Serra, embora a U. Leiria B, que segue no 4º lugar, tenha menos 3 pontos e um jogo a menos.
À espreita de uma inédita subida à Honra está a equipa B do Caldas, que ocupa o último lugar do pódio e está, também, na luta pela promoção.
Mais longe, mas ainda com possibilidades de sonhar, estão Atouguiense e Peniche B, embora o facto de a prova ser disputada apenas a uma volta reduza a margem.

Sub-21 estão de volta
Entretanto, também o torneio distrital de sub-21 é retomado no próximo fim de semana, com jogos agendados para o próximo sábado.
Beneditense e Caldas encontram-se na Fonte da Senhora em encontro em atraso da 1ª jornada, enquanto o Peniche recebe, no mesmo dia, a AE Óbidos, em partida relativa à jornada 3.
Após três jornadas, G. Alcobaça e Caldas partilham a liderança da série D, com 6 pontos, mas o Beneditense, que venceu o único jogo realizado, também se pode chegar à frente. ■