Jovem de 21 anos deixou pelo caminho a ex-número 1 do mundo
A jovem russa Polina Iatchenko, de 21 anos foi a grande vencedora do Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open, a primeira edição do torneio após a ascensão ao circuito WTA125. A tenista, que chegou assim aos nove títulos na carreira, promete ser um nome para acompanhar nos próximos tempos.
Iatchenko começou o torneio por eliminar a melhor portuguesa no torneio, Matilde Jorge, impressionou depois na segunda ronda ao afastar a checa Karolina Plisková, ex-número 1 do mundo que regressou nas Caldas à competição com o wild card. Nesse encontro, Plisková ainda ganhou o primeiro set, mas não foi capaz de superar o ténis da jovem russa, que lhe aplicou depois um duplo 6-4.
Na final, perante a também checa Gabriela Knutson, Iatchenko entrou avassaladora e venceu o primeiro set por 6-2. Knutson, de 28 anos, terá acusado ter tido um percurso mais duro, com três das quatro rondas em três sets, estando longe do seu melhor ténis. No segundo set, conseguiu igualar a partida com um set a 7-5, depois de ter estado a perder por 3-0 e 4-2. No terceiro e decisivo parcial, foi novamente Polina Iatcenko a entrar melhor, com um break no jogo inicial, fez o 2-0 e acabou por conquistar a partida com novo set a 6-2.
Na primeira vez que participou numa prova WTA, Iatchenko venceu, um triunfo que a fez subir do lugar 267 WTA para a posição 190, entrando assim no top-200 mundial.
“Estou muito feliz por ter conseguido aguentar, depois de ganhar o primeiro set e perder o segundo, a Gabi começou a jogar muito bem, concentrei-me e fiz um último esforço e fui bem sucedida. Nada mau para quem joga pela primeira vez um WTA 125”, disse a jovem de leste.
Na cerimónia de entrega de prémios estiveram presentes, para além dos diretores da prova, Nuno Mota, Nuno Reis e Nuno Sardinha, o representante do naming sponsor, a Full Protein, Filipe Leitão, O Presidente da Federação Portuguesa de Ténis, João Paulo Santos e o Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques.
Na prova de pares, o torneio caldense teve como vencedoras as britânicas Harriet Dart e Maia Lumsden, que derrotaram numa final de sentido único Madeleine Brooks, da Grã Bretanha, e Anastasia Tikhonova, da Rússia, por claros 6-0 e 6-3.
Houve ainda lugar, no sábado, a um “Jogo das Estrelas RFM”, que contou com a presença de Rodrigo Gomes, Luís Pinheiro, Joana Almeirante e Raquel Tavares.
































