
A Seleção Nacional Sub-19 de Pentatlo Moderno terminou a participação no Campeonato Europeu da Modalidade com resultados francamente positivos nas vertentes de competição individual e por equipas, alcançando no passado fim-de-semana o 7º lugar na Estafeta Masculina (Vasco Coelho/Hugo Morais) e o 10º Lugar na prova de estafetas femininas (Juliana Guerreiro/Ana Marreiros), com registo ainda de um 10º lugar europeu na prova de estafetas Mistas (Margarida Cardoso/Gonçalo Fabião).
Durante o evento que decorreu nas Caldas da Rainha, entre os dias 29 de Agosto e 3 de Setembro, os atletas portugueses marcaram presença nas finais individuais de ambos os géneros, com destaque para o 14º lugar na classificação geral de Vasco Coelho e para o 21º lugar de Hugo Morais, que representa o Empenho & Carisma, das Caldas da Rainha.
À Gazeta das Caldas, Hugo Morais realça que alcançou o principal objectivo que era estar na final, neste que é o seu primeiro ano de júnior. Na final, considera que o resultado na esgrima podia ter sido diferente, no entanto considera que “foi uma participação positiva e uma boa experiência”.
Hugo Morais começou a prática desportiva na natação e chegou ao pentatlo moderno a convite de um treinador em Vila Real. Está agora nas Caldas a convite do Empenho & Carisma e considera que o trabalho que está a desenvolver “está a correr bem”. O atleta elogia as condições de trabalho, “bem melhores do que em Chaves”, e lamenta que não haja mais atletas a desfrutar delas.
Ainda no primeiro ano de júnior, Hugo Morais ainda pode voltar a esta competição no próximo ano, tem por objectivo competir enquanto sénior nas provas internacionais da Taça do Mundo e, “quem sabe chegar aos Jogos Olímpicos”.
A participação nacional em masculinos ficou completa com Eduardo Oliveira e Gonçalo Fabião, respetivamente em 42º e 47º lugar.
No setor feminino coube a Margarida Cardoso registar o melhor resultado entre as portuguesas, com o 36º lugar, seguida por Juliana Guerreiro (39º), Ana Marreiros (40º) e Carlota Rezendes (43º lugar), do Empenho & Carisma.
“Acima de tudo foi uma grande experiência, o grande objectivo era mesmo cumprir a prova, uma vez que é de um escalão acima do meu”, refere a atleta caldense. O segundo objectivo era chegar à final, o que não aconteceu, no entanto Carlota Rezendes ficou satisfeita com as prestações e realça que melhorou as marcas pessoais nas diversas disciplinas, o que a deixou satisfeita. “Foi quase como um treino para vir mais forte quando for a minha altura”, completou.
Em termos gerais a vitória neste Europeu de Pentatlo Moderno Sub-19 coube ao francês Jean Baptiste Mourcia, no setor masculino, enquanto a italiana Maria Lea Lopez se sagrou campeã europeia na prova individual feminina.
A dupla Elena Micheli/Giorgio Malan, de Itália, conquistou a prova de estafetas mistas.