Rugby: Caldas RC fecha 1ª fase com derrota caseira

0
701

O Caldas Rugby Clube encerrou a 1ª fase da 1ª Divisão com uma derrota caseira diante do RC Lousã (13-31), num jogo aguardado com grande expetativa, dado que definia que terminava o grupo Norte no 1º lugar.

As formações de Patricio Lamboglia e Rui Carvoeira apresentaram-se na sua máxima força, com os forasteiros a confirmarem o favoritismo, dado tratarem-se de uma equipa mais experiente, devido à participação na Divisão de Honra e por disporem de um naipe de estrangeiros de qualidade técnica e física.

Diogo Vasconcelos fez o toque de meta para abrir o ativo para os pelicanos (16′), mas os lousanenses, que beneficiaram de uma penalidade, convertida pelo médio de abertura Tomas Redondo (20′), para reduzir o marcador para 5-3.

Porém, aos 29′, e após conquista em alinhamento do Lousã, o médio de formação Rodrigo “Pulga” Henriques encetou um ataque rápido, que foi travado em falta. A penalidade tentada aos postes pelo arrier Afonso Pecegueiro foi concretizada colocando o marcador em 8-3. Antes do intervalo, Diogo Vasconcelos concretizou mais um toque de meta e o Caldas RC chegou ao descanso em vantagem, por 13-3.

Na etapa complementar o jogo mudou de figurino, com o Lousã a arriscar tudo para dar a volta ao marcador. Em poucos minutos, os visitantes reduziram para 13-10 e, depois, deram a cambalhota no marcador, chegando ao 13-17, com Fábio Marques a assinar um ensaio (56′).

O Caldas sofreu, ainda, mais um embate, quando Tomas Lamboglia viu o cartão amarelo e os correspondentes 10 minutos no sin bin, mas os donos do terreno continuaram a exibir-se em bom plano.

Na ponta final, e na sequência de várias faltas cometidas, os pelicanos viram o árbitro conceder (60′) um ensaio de penalidade, o que permitiu elevar o placar para 13-31, ficando encontrado o vencedor do encontro e, por consequência, o 1º classificado do grupo.

As duas equipas seguem, agora, para a 2ª fase do campeonato, que reúne as seis melhores equipas do escalão. O Caldas RC aguarda o sorteio e a confirmação do calendário para prosseguir a temporada.