Russas vencem o Bom Sucesso Ladies Open IV

0
730
Gazeta das Caldas
A dupla Olga Doroshina e Yana Sizikova venceu a dupla Katie Swan e Berfu Cengiz |Isaque Vicente

A russa Anna Kalinskaya, número 168 do ranking mundial, venceu o ITF Future Bom Sucesso Ladies Open IV ao bater a polaca Madgalena Frech. Em pares, a dupla russa Olga Doroshina e Yana Sizikova venceu no domingo a dupla constituída pela britânica Katie Swan e a turca Berfu Cengiz. No total são cerca de 70 atletas de 31 países.

No passado fim-de-semana, no Bom Sucesso Resort, jogaram-se as finais do segundo torneio ITF Future Feminino de uma série de três de 25 mil dólares. Mas este ano já se realizaram quatro torneios (dois em Março, de 15 mil dólares), sendo que o quinto realiza-se esta semana terminando nos dias 28 e 29 de Outubro.
Durante as quase três semanas estiveram perto de 70 atletas de 31 países de América do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Oceânia. A quarta etapa foi um “torneio muito forte com quatro atletas do top200 do ranking”, realçou Nuno Mota, director da academia de ténis. “Havendo cinco torneios na mesma semana a serem disputados no mundo inteiro este é o que apresenta o elenco de atletas mais credenciado”, completou.
Muitas jogadoras são bastante jovens, entre os 15 e os 18 anos, e estão a fazer a escalada no circuito profissional sendo o Bom Sucesso um local para somar pontos para o circuito profissional feminino, ranking WTA.

Gazeta das Caldas
Anna Kalinskaya venceu o ITF Future Bom Sucesso Ladies Open IV

A russa Anna Kalinskaya, número 168 do ranking mundial, venceu o ITF Future Bom Sucesso Ladies Open IV ao bater a polaca Madgalena Frech na final de segunda-feira, por 6-3, 6-3 em 1h20. Em pares, a dupla russa Olga Doroshina e Yana Sizikova venceu no domingo a dupla constituída pela britânica Katie Swan e a turca Berfu Cengiz por 6-2, 6-2.
Algumas das melhores jogadoras portuguesas estiveram presentes no Bom Sucesso: Inês Murta passou duas rondas do quadro principal (inédito na sua carreira) e Maria João Koehler também participou. A nível local Carolina Reis, do Bom Sucesso Tennis Academy irá participar nesta última semana e Madalena Andrade, de Torres Vedras, somou o seu primeiro ponto WTA na primeira semana, em que participou também Cláudia Gaspar de Leiria.
A organização destes torneios está ligada ao nascimento da Bom Sucesso Tennis Academy, no resort Bom Sucesso. “Procurámos montar uma estratégia que desse visibilidade ao resort, com as provas nacionais e internacionais”, contou Nuno Mota. Assim, definiram que iriam ser organizadas duas provas femininas internacionais, uma vez que em Portugal já existiam 25 masculinas e apenas quatro femininas.
Em Março realizaram-se as duas etapas de 15 mil dólares cada uma e “como correu bem”, decidiram marcar três torneios seguidos, subindo também o prémio para 25 mil dólares cada torneio. Este é o mais elevado prémio monetário em Portugal.
Em 2018 serão realizados mais dois de 25 mil dólares em Abril e três em finais de Setembro, início de Outubro.