Surf: O melhor surf do mundo levou multidões aos Supertubos

0
301
- publicidade -

Tatiana Weston-Webb e Griffin Colapinto venceram. Kanoa Igarashi e Brisa Henessey saíram de Peniche na liderança do circuito mundial

O Meo Pro Portugal by Rip Curl, terceira etapa do circuito mundial de surf, não defraudou expectativas. Com o mar favorável, a prova desenrolou-se em apenas cinco dias (de um total de 11 dias de período de espera). O norte-americano Griffin Colapinto e a brasileira Tatiana Weston-Webb foram os vencedores da prova portuguesa, da qual saíram novos líderes do circuito, o japonês Kanoa Igarashi e a costarriquenha Brisa Henessy.
Foi na passada segunda-feira, 7 de março, que se atingiu o desfecho da prova, com a disputa das meias-finais e finais, logo pela manhã.
Colapinto teve pela frente o brasileiro Filipe Toledo – “carrasco” do vencedor das últimas duas edições, Ítalo Ferreira, nas meias-finais – e o confronto não podia ter sido mais equilibrado, com o norte-americano a levar de vencida a final por apenas 0,14 pontos. Toledo, que esteve sempre em desvantagem na decisão, deu tudo na parte final do heat para chegar ao segundo título em Peniche, mas não foi suficiente.

Colapinto já tinha afastado, na meia-final, outro vencedor em Peniche, o havaiano John John Florence, graças às duas últimas ondas. No caminho para a final, o campeão da terceira etapa do circuito deixou, ainda, a lenda viva Kelly Slater.
Esta foi a primeira vitória do norte-americano no World Championship Tour, mas que acabou por ser inteiramente merecida pelos adversários que teve que eliminar, e também pelo surf demonstrado, tendo, inclusivamente, marcado o primeiro “perfect ten” da época numa manobra aérea.
“Estive a treinar nestas condições exatas, por isso é engraçado que a final tenha sido com este tipo de ondas”, disse Colapinto no final da prova. “Nem acredito nas pessoas por quem tive que passar para chegar a esta vitória, não podia ter sido melhor”, exclamou.
Na final feminina, Tatiana Weston-Webb venceu numa final contra a norte-americana Lakey Peterson, por pouco mais de um ponto. Ambas chegaram à final de forma que também foi algo surpreendente, batendo, respetivamente, a havaiana Carissa Moore e a australiana Stephanie Gilmore, em duas meias-finais muito discutidas.
A canarinha disse que se divertiu muito nas ondas de Peniche. “A Lakey e eu tivemos uma grande batalha e eu estava extasiada por estar ali”, disse, depois de conquistar a terceira vitória da carreira, que a leva para o top 5 do circuito.
Como tem sido habitual em todas as edições, este evento levou muita gente à Praia dos Supertubos, com a maior enchente a registar-se no domingo, dando aos surfistas o que se pode apelidar de verdadeiro “banho” de multidão.

- publicidade -