Torneio do MVD celebra a memória de Tomás Sacramento

0
1331
- publicidade -

Torneio juntou 160 atletas de 25 clubes de todo o país, num evento que junta a competição a uma componente solidária. Caldenses tiveram bons resultados

No último fim de semana, o MVD organizou mais uma edição do torneio de badminton em homenagem à memória do antigo atleta do clube, Tomás Sacramento. O evento, que já vai na terceira edição, contou com a participação de aproximadamente 160 atletas e 25 clubes.

Diogo Daniel, atleta do MVD que também esteve afeto à organização e foi companheiro de treino de Tomás Sacramento, destacou o caráter especial da competição. “O Tomás continua a ser uma grande referência. Olhamos para ele como um atleta, um amigo, um membro da família. Este torneio representa o percurso que ele fez connosco”, afirmou.

- publicidade -

O torneio esteve integrado no calendário da Federação Portuguesa de Badminton como o 1º Torneio de Clubes Não Seniores, decorreu para os escalões dos Sub11 aos Sub19 e, além das competições, teve um caráter social que se mantém desde a primeira edição. Durante o evento, foram realizadas diversas iniciativas, como a venda de t-shirts, porta-chaves e outros produtos personalizados, cuja receita será revertida a favor dos clubes participantes com um fim específico, a aquisição de material desportivo para apoiar jovens atletas com poucos recursos financeiros. “Muitos atletas estão a começar na modalidade e nem sempre têm condições para adquirir raquetes ou equipamentos. Esta iniciativa, promovida pelo clube e pela família do Tomás, ajuda a apoiar esses jovens talentos”, explicou Diogo Daniel.

Este caráter solidário é um contributo para o sucesso do torneio do MVD. No mesmo fim de semana, realizaram-se mais quatro torneios (em Albergaria, na Madeira e nos Açores), e o caldense foi o mais participado, inclusivamente com clubes das ilhas e de zonas próximas de Albergaria. “Isso mostra que o evento está a cumprir o seu propósito e que a memória do Tomás continua a unir a comunidade do badminton”, realçou Diogo Daniel.

A intenção do MVD é manter viva esta tradição e continuar a realizar o torneio em futuras edições. “O Tomás era um atleta que se esforçava ao máximo e nunca desistia. Esse torneio reflete essa garra e atitude. Queremos que todos os atletas saiam daqui com essa mensagem”, concluiu Diogo Daniel, recordando que Tomás Sacramento, atleta caldense do MVD que faleceu em 2021 após sofrer complicações pós-operatórias.

Zita Ferreira, presidente do MVD das Caldas da Rainha, salienta que é para o clube “importantíssimo” realizar esta prova como homenagem ao seu antigo atleta. “Era um atleta que estava no topo do ranking nacional da idade dele, tinha muito bons resultados, mas mais importante do que isso ele unia os outros em seu redor, esteve sempre connosco assim como nós estávamos com ele”, sublinhou.

Em relação à prova, o MVD esteve representado por 22 atletas e conquistou um total impressionante de 19 medalhas.

Destaque para Vicente Frade, que na categoria Sub11 venceu tanto em singulares como em pares masculinos, ao lado de Manuel Duarte (CDCE). Nos Sub13, Pedro Nunes e Eduardo Leal chegaram às meias-finais de pares masculinos, enquanto Pedro Nunes, jogando com Isabel Coelho (AAC), sagrou-se campeão na prova de pares mistos. Ainda nos pares mistos Sub13, Danyil Rykun e Maria Fernandes (ARCA) alcançaram as meias-finais.

Nos Sub17, Subramanyam Nookala venceu em singulares e Eduardo Jesus alcançou as meias-finais na mesma prova. Em singulares femininos, Isabel Nunes ficou com a prata, enquanto nos pares masculinos, Henrique Leal e Eduardo Jesus chegaram às meias-finais, e Rúben Marques e Subramanyam Nookala ficaram em 2.º lugar. Nos pares femininos, Isabel Nunes e Iara Dionísio (CSM) foram vice-campeãs, enquanto Constança Gustavo e Bursuc Natacha (DCB) chegaram às meias-finais.

Na categoria Sub19, Francisco Daniel sagrou-se campeão em singulares, enquanto nos pares masculinos, ao lado de Hugo Campos (EACO), garantiu a prata. Já nos pares mistos, David Carvalhinho e Beatriz Sacramento, irmã de Tomás Sacramento, ficaram também com a medalha de prata.

Além dos medalhistas, o MVD contou ainda com a participação de Tomás Gustavo, Dinis Daniel, Rita Marques, Joana Gomes, Jaime Gonçalves, Duarte Ferreira, José Ferreira, Gabriel Tomás, Afonso Silva e Tiago Borges, que demonstraram grande empenho e dedicação ao longo da competição.

- publicidade -