Vasco da Gama de Sines e CNATRIL venceram prova. CNAL foi segundo e Pimpões 14º
A Foz do Arelho recebeu no passado domingo mais de uma centena de atletas que disputaram o Campeonato Nacional de Clubes de triatlo longo. A prova consagrou o Vasco da Gama de Sines e o Clube de Natação e Triatlo de Lisboa (CNATRIL) como campeões nacionais, respetivamente masculinos e femininos.
Na prova masculina, o Vasco da Gama venceu ao completar os 1900 metros de natação, percurso realizado na Lagoa de Óbidos, os 90 quilómetros de ciclismo e os 21 quilómetros de corrida num tempo de 12h52m17s, contabilizando os tempos dos três primeiros classificados da equipa. No segundo lugar ficou o Clube de Natação de Alcobaça, que gastou mais 15 minutos, com Tomás Teixeira em terceiro, Nuno Rodrigues em quinto e Duarte Teixeira em 20º. Os Marretas do Norte fecharam o pódio masculino. A equipa dos Pimpões Triatlo ficou em 14º lugar, com Caio Herculano a chegar no 46º posto e a cotar-se como o 8º melhor do seu escalão (40-44), Nuno Correia foi 63º e 13º no escalão 45-49 e João Sá Pereira, do mesmo escalão, foi 80º da geral. Em competição esteve ainda o Quitério Peniche, com João Rosa (54º), Patrick Ebrero (60º) e Jorge Simão (76º), o que valeu o 15º lugar coletivo.
A classificação individual foi ganha por João Ferreira, que competiu enquanto individual. Completou a dura prova em 3h54m39s.
A prova feminina contou com apenas três clubes e 12 atletas à partida e foi dominada pelo CNATRIL, que ao ver as suas três atletas – Mariana Marques, Tuxa Negri e Francisca Parente – a ocuparem os três lugares do pódio ganhou de forma folgada, com mais de 3 horas de vantagem para o Oriental e 5h30 sobre o Leião.
A competição contou ainda com uma prova de aberta de estafetas, que acabou por ser a que teve final mais emocionante e a envolver a equipa da casa. O Horseline Power foi a primeira equipa a sair da água, mas os Pimpões Triatlo assumiram o comando no segmento de ciclismo e ambas disputaram taco a taco a corrida, acabando por vencer a equipa do Horseline Power por escassos 3 segundos. O Oriental fechou a classificação com mais de 1 hora de diferença. ■