Jogo foi rico em duelos e disputa tática, mas não teve baliza. Único remate enquadrado surgiu aos 90’+4
União de Santarém e Caldas empataram a zeros na jornada de encerramento da primeira volta da fase de manutenção da Liga 3, num jogo cuja intensidade foi, sobretudo, nos duelos táticos. Houve fases distintas de controlo, repartidas pelos dois conjuntos, mas nenhum conseguiu verdadeiramente desequilibrar o outro, o que justifica, por si só, o resultado final. O dado que melhor o confirma é que, nos mais de 90 minutos de jogo, houve apenas um remate enquadrado com o alvo, por Yordy, aos 90’+4.
Ainda com um jogo em atraso, a U. Santarém tinha – e manteve – a baliza inviolada e, incluindo o encontro com o Caldas na primeira fase, em oito partidas só tinha sofrido golos em duas, nas derrotas com Sp. Covilhã e Belenenses, no que foi um trancar de portas após uma série de 12 jogos sempre a consentir golos.
O Caldas, a quem interessava, pelo menos, sair do Chã das Padeiras com pontos, optou por alinhar na estratégia dos escalabitanos, construindo o seu jogo a partir de uma fortaleza defensiva. Com um 11 igual ao das últimas partidas, a mudança surgiu pela opção por um bloco mais concentrado, a fechar bem os espaços quer à construção, quer ao ataque à profundidade dos extremos Manu e Balau, cuja velocidade podia causar estragos à defensiva alvinegra.
Os pelicanos ainda entraram a procurar criar alguma pressão sobre a defensiva da equipa ribatejana, com Rafa Pinto e Nhayson a procurarem Balelo por duas vezes na área contrária.
Depois cresceu a equipa da casa, mas sobretudo em posse de bola. As tentativas de ferir a defensiva do Caldas foram caindo face ao acerto defensivo dos pelicanos, com Nhayson e Edu a mostrarem-se intransponíveis face aos ataques de Manu e Balau. Ainda assim, dois calafrios aos minutos 40 e 45, primeiro numa perda de bola de Kevin que Manu desaproveitou e uma saída de Wilson da baliza que deixou Gustavo França deslumbrado, permitindo o corte precioso a Rafa Pinto.
Na segunda parte, os papéis inverteram-se. Mais bola do Caldas após início prometedor dos escalabitanos, mas sem que nenhum conjunto conseguisse verdadeiramente desequilibrar o outro. Só Yordy, acabado de entrar, conseguiu visar a baliza, mas até esse remate saiu à figura.