Apenas uma vitória nas últimas cinco rondas impediram equipa de atingir um dos objetivos da temporada
O Sp. Caldas terminou a 1ª fase da Liga Una Seguros no 10º lugar e inicia, no próximo sábado, em casa, com o Voleibol Clube de Viana (16h00) a participação na Série dos Últimos, procurando, desse modo, garantir a continuidade entre os grandes do voleibol nacional.
Com apenas um triunfo nos últimos cinco jogos da fase regular, os leões das Caldas terminaram o campeonato a 6 pontos do 8º classificado, Castêlo da Maia, a última equipa a assegurar o apuramento para o playoff.
Para este desfecho contribuiu o desaire com a Ac. Espinho (0-3, com os parciais de 21-25, 23-25 e 21-25), na quarta-feira da semana passada, a que se seguiu uma derrota em Santo Tirso (3-2, com os parciais de 30-32, 27-25, 25-16, 21-25 e 16-14), na derradeira jornada da fase regular.
Sem possibilidade de chegar à 2ª fase da Liga, a turma de Diogo Guia e Guilherme Maggesi tem, agora, o objetivo mínimo de evitar a despromoção, precisando para tal de fugir ao último lugar, que é automaticamente despromovido, e ao penúltimo lugar, que dá acesso a uma “liguilla” com o vice-campeão da 2ª Divisão nacional.
Falta, ainda, conhecer o sorteio para a Taça de Portugal e os moldes de disputa da Taça Federação, competição esta que em formato de eliminatórias, irá juntar os quatro primeiros da fase A2 e os quatro últimos da fase A.
Entretanto, os seniores femininos do Sp. Caldas perderam, na semana passada, com a Académica (0-3, parciais de 21-25, 16-25 e 19-25). No passado sábado, as leoas tinham uma deslocação a Condeixa-a-Nova, para o jogo foi adiado devido ao facto de uma jogadora da equipa condeixense ter testado positivo à covid-19.
Veteranos no nacional
A equipa de veteranos masculinos do Sp. Caldas esteve presente, no passado dia 27 de novembro, na primeira etapa do campeonato nacional de masters masculinos, em Pataias. Os caldenses terminaram em 4º lugar do torneio, tendo terminado com uma vitória, contra o Clube Desportivo Pataiense, e três derrotas, contra os Amigos do Vólei de Leiria, o Clube Desportivo de Aveiro e Sport Operário Marinhense. ■