Assaltantes de ourivesaria nas Caldas foram apanhados em Setúbal

0
1141

Os alegados autores de uma tentativa de assalto, na manhã de 22 de Novembro, à ourivesaria Plácido, na rua Coronel Andrada Mendonça, foram detidos no dia seguinte em Setúbal, onde terão assaltado também uma loja de compra de ouro.
Nas Caldas os indivíduos não conseguiram levar nada da ourivesaria, mas, segundo a agência Lusa, terão fugido com 3253 euros em dinheiro e peças em ouro avaliadas em 1860 euros.
De acordo com Augusto Plácido, proprietário da ourivesaria caldense, eram cerca das 11h00 quando dois homens entraram no seu estabelecimento e pediram-lhe para ver alianças.
“Eles já cá tinham vindo antes. Desta vez pediram para tirarem uma fotografia com o telemóvel às alianças, que seria para mostrar à namorada”, contou. Só que a verdadeira intenção seria dar um sinal através do telefone para um terceiro indivíduo entrar e fazer o roubo.
“Entrou um terceiro elemento a correr e a dizer que era um assalto”, disse Augusto Plácido. O ourives tentou reagir e quis dar com a pasta das alianças na cara do assaltante, mas este antecipou-se e deu um murro no olho de Augusto Plácido.
De seguida os três ladrões fugiram para um carro, no qual estavam mais dois indivíduos, estacionado na rua Sebastião de Lima e terão saído das Caldas. No meio da confusão acabaram por não roubar nada. Segundo Augusto Plácido, o carro tinha sido alugado.
A vítima do assalto foi transportado para o Hospital das Caldas, mas como esta unidade não tem actualmente serviço de Oftalmologia, teve que seguir para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, de onde já teve alta.
Com o estabelecimento aberto há cerca de 25 anos, esta é a segunda vez que Augusto Plácido é assaltado. Há sete meses uma mulher, com cerca de 25 anos, aproveitou-se de uma distracção do ourives para levar alguns artigos em ouro.

Assaltos em toda a região

Uma casa e um armazém foram assaltados a 19 de Novembro no Bombarral. Também no Bombarral furtaram uma viatura. Na Usseira assaltaram outro veículo. Numa empresa em Casal da Avarela (Óbidos) furtaram 1200 litros de gasóleo, que estavam no depósito de abastecimento. Quatro dias depois furtaram no mesmo local 250 litros de combustível.
No dia 20 foi assaltada uma casa em Turquel e outra na Serra do Bouro. No dia seguinte assaltaram um carro na Benedita. Em São Martinho do Porto foram furtados 25 metros de cabo de cobre da EDP.
A PSP das Caldas deteve, junto a uma escola, um jovem com 19 anos que tinha consigo haxixe suficiente para a confecção de 67 doses individuais.
No dia 22 foram apresentadas quatro queixas por furto de cobre na Atouguia da Baleia. Uma viatura foi assaltada nas Gaeiras e um estabelecimento comercial também foi assaltado no Bombarral. No mesmo dia assaltaram uma casa no Carregal (Óbidos) e um carro na Praia d’El Rei.
Um indivíduo 22 anos e uma jovem de 17 foram detidos pela GNR do Bombarral por alegadas agressões e injúrias aos militares.
Também no dia 22, pelas 9h30, a PSP das Caldas identificou uma jovem de 16 anos que tinha na sua posse haxixe suficiente para a confecção de cinco doses individuais. A droga foi apreendida e a jovem notificada para comparecer no Centro de Dissuasão da Toxicodependência de Leiria.
A polícia caldense deteve ainda nesse dia um homem com 47 anos que tinha na sua posse um bastão de ferro, considerado como arma proibida.
Um café foi encerrado em Alcobaça pela ASAE, a 23 de Novembro, devido a diversas irregularidades, no âmbito de uma acção de fiscalização naquela cidade.
No mesmo dia, em Peniche, foi detido um homem de 48 anos por alegadamente ter furtado um amplificador de som num estabelecimento comercial. A polícia recuperou o artigo furtado.
Em Tornada furtaram alfaias agrícolas e viaturas foram assaltadas na Foz do Arelho, Praia d’El Rei e Praia do Norte (Nazaré).
A 24 de Novembro roubaram várias barras de ferro numa obra na Serra do Bouro. Na Serra d’El Rei furtaram gasóleo e ferramentas. Uma mota foi roubada na Benedita.
A 25 de Novembro, pelas 0h30, a PSP de Alcobaça identificou um jovem de 21 anos que tinha na sua posse 4,44 gramas de liamba. A droga foi apreendida e o indivíduo foi notificado para comparecer no Centro de Dissuasão da Toxicodependência de Leiria.

Conduziam sem carta e foram detidos

Um homem de 34 anos foi detido pela GNR das Caldas, a 19 de Novembro, por estar a conduzir uma viatura quando tinha a carta apreendida. No mesmo dia a Guarda deteve um cidadão estrangeiro, de 40 anos, que conduzia sem carta.
No dia 21 a GNR de Peniche deteve outro indivíduo, de 33 anos, que conduzia com uma taxa de alcoolémia de 1,97 gr/l. Nas Caldas a PSP deteve um jovem de 17 anos por conduzir uma mota sem ter a respectiva licença de condução.
No dia seguinte a Guarda deteve um homem de 51 anos que conduzia uma carrinha sem ter carta.
Um homem de 27 anos foi detido a 23 de Novembro, pela PSP das Caldas, por conduzir uma mota sem ter carta.
A ASAE, Serviços de Alfândega e PSP da Nazaré realizaram uma operação conjunta de fiscalização a 26 de Novembro durante a qual foi detectado uma taxa de alcoolémia de 1,19 gr/l num condutor de um veículo pesado com reboque. Os Serviços de Alfândega efectuaram 12 testes de detecção de gasóleo agrícola, cujos resultados foram negativos, e a ASAE elaborou um auto de contra ordenação por transporte de produtos alimentares fora das condições de higiene, com apreensão de veículo e da carga.
De 19 a 24 de Novembro a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 27 acidentes, dos quais resultaram dois feridos graves e sete feridos ligeiros.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt