A Feira do 15 de Agosto e as Caldas
Durante muitos anos, e até ao aparecimento das feiras no Parque, no Verão, nos finais dos anos 70, a Feira do 15 de Agosto era a grande atracção caldense deste mês a que acorriam milhares de pessoas de todo o Oeste e de outros pontos do país.
Quem viveu esses tempos lembra-se que, à falta de transportes individuais, os transportes colectivos (comboio e autocarros) traziam à cidade milhares de pessoas que enchiam desde a manhã as ruas, fazendo a pé o percurso na direcção da Praça da Fruta e depois do local onde se realizava a feira.
Outra das atracções regionais, ou mesmo nacionais, dessa concentração popular era a Feira do Gado, onde os agricultores e produtores da região apresentavam as suas rezes, que muitas vezes recebiam os elogios dos especialistas.
Nas últimas décadas a Feira do 15 de Agosto entrou em decadência, muito dela provocada pela própria organização que apresenta uma localização nos arrabaldes da cidade, sem condições e sem estacionamento adequado.
A organização do espaço é totalmente anárquica, afastando muitos vendedores que não encontram nas Caldas nem procura condizente, nem condições desejáveis para apresentam os seus produtos.
Mesmo assim, encontra-se na Feira 15 de Agosto caldense alguns vendedores que relembram os heróicos tempos de um comércio ambulante que vendia produtos que eram procurados pelos clientes fiéis e habituais daquele acontecimento anual.
Contudo, há outros pontos do país em que estas feiras não perderam a sua função nem a sua atractividade, como acontece em Viana do Castelo e Viseu, que continuam a atrair milhares de pessoas.
Provavelmente a Feira do 15 de Agosto das Caldas nunca voltará a ser o que foi, mas poderá ser muito melhor se for realizada mais próximo do coração da cidade, por exemplo nos parque de estacionamento nas traseiras da PSP e nas imediações da Expoeste, juntando-a à realização das Tasquinhas, dando-lhe uma maior viabilidade e visibilidade.
Eis uma ideia interessante para a nova equipa autárquica que vai sair das eleições de Setembro.