Foram confirmados mais 142 casos de covid-19 no Oeste durante esta semana

0
77

Nos últimos oito dias registaram-se mais 142 casos de covid-19 no Oeste, um aumento a rondar os 8,3%. Existem agora 357 casos ativos nos 12 concelhos. Peniche regista quase o dobro dos casos

Esta semana foram confirmados mais 142 casos ativos de covid-19 no conjunto dos 12 concelhos do Oeste. Segundo os dados dos relatórios epidemiológicos diários da Comunidade Intermunicipal do Oeste existiam, à hora do fecho desta edição, 357 casos ativos, num aumento a rondar os 36,2% face aos 262 que se registavam na última semana.
A taxa de infeção, calculada através da divisão do número de casos ativos pelo total da população (segundo os dados dos Censos 2011), subiu no Oeste e atingiu os 0,98 casos por cada milhar de habitantes (na última semana era de 0,72).
O concelho com a taxa de infeção mais alta é, tal como na semana anterior, Arruda dos Vinhos, que regista atualmente cerca de 3,5 casos por cada milhar de habitantes.
O segundo concelho com a taxa mais alta é o do Sobral de Monte Agraço, segindo-se Alenquer, ambos com mais de dois casos ativos por cada mil pessoas (no caso de Alenquer este valor duplicou durante esta semana).


Em Peniche a taxa de infeção subiu para o dobro, com o número de casos a aumentar de 23 para 45. A taxa de incidência é agora de 1,6 casos ativos por cada mil penichenses.
Em Torres Vedras a taxa também duplicou, atingindo um caso por cada mil habitantes.
Abaixo da média do Oeste está a Lourinhã, com 0,62 casos ativos por cada mil habitantes. A Nazaré regista 0,59 casos e o Bombarral 0,53. Segue-se o município de Alcobaça com 0,51 casos por cada mil pessoas.
Os concelhos com menor taxa de infeção são o de Óbidos (que tem uma taxa de infecção de 0 porque não tem casos ativos desde o dia 29 de agosto), o das Caldas da Rainha com 0,21 casos ativos por cada milhar de pessoas e o do Cadaval, com 0,28 casos.
Durante esta semana registaram-se ainda 47 recuperações, aumentando o total de recuperados para os 1436.
A covid-19 já tirou a vida a 47 pessoas nos 12 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Oeste.
Numa análise à taxa de incidência (dividindo os casos confirmados pela população de cada concelho) é possível perceber que apesar de Torres Vedras ser o concelho com mais casos confirmados (446), não é aquele que apresenta a maior taxa de incidência. Neste concelho essa taxa ronda os cinco casos por cada mil habitantes.
É a Sul do Oeste que esta taxa é mais alta, provavelmente pela proximidade com a capital.
No Sobral de Monte Agraço houve já 10 casos confirmados por cada mil habitantes, em Alenquer são cerca de nove casos por cada milhar de pessoas e Arruda dos Vinhos quase nove também.
Caldas da Rainha, com quatro casos por cada milhar de habitantes, está abaixo da média do Oeste, que ronda os cinco.
Abaixo da média do Oeste estão ainda a Lourinhã (quase três casos por cada mil pessoas), Bombarral (mais de três casos), Alcobaça e Cadaval (quase quatro casos), mas também Peniche (pouco mais de quatro casos por cada mil habitantes)
Os concelhos com menor taxa de incidência de covid-19 no Oeste são os da Nazaré (com menos de dois casos por cada mil pessoas) e de Óbidos (com pouco mais de dois casos por cada mil obidenses).
Óbidos tem ainda a particularidade de ser o único município sem casos ativos. Naquele concelho não se registam novos casos confirmados de covid-19 desde o dia 14 de agosto.

Concelho de Óbidos mantém-se sem novos casos desde o dia
14 de agosto

Peniche duplica casos
O número de casos ativos em Peniche praticamente duplicou esta semana, passando dos 23 para os 45. Naquele concelho já foram assinalados 114 casos confirmados de infeção por covid-19, contando-se, até ao momento, 65 recuperações e quatro óbitos.
Relativamente à semana passada, em Alenquer havia 47 casos ativos e esta semana registam-se 88, enquanto em Torres Vedras há agora 80 quando na última semana eram 63.
No concelho de Arruda dos Vinhos registaram-se mais dez casos, havendo agora 47 ativos (na última semana eram 38). Já no Sobral de Monte Agraço foram confirmados mais seis casos de covid-19 (são agora 21 ativos).
Foram ainda confirmados dois novos casos no Bombarral, que fica assim com sete casos ativos (eram seis na semana transata).
Por outro lado, no município de Alcobaça foram confirmados 11 casos esta semana, mas o número de casos activos desceu dos 31 para os 29, fruto das 13 recuperações.
No Cadaval, onde não se registaram novos casos, o número de activos também desceu (dos sete para os quatro).
Nas Caldas da Rainha os cinco novos casos registados pelas autoridades de saúde não tiveram impacto no aumento do número de ativos, que se manteve nos 11, dado que cinco pacientes foram dados como curados. No município caldense já foram confirmados 207 casos positivos de covid-19 registados. Um total de 190 caldenses já recuperaram da infeção, sendo que o novo coronavírus já tirou a vida seis caldenses.